VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: CONSTRUINDO NOVOS OLHARES SOBRE A DOCÊNCIA

Authors

  • Camila Cravo Matos Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Juliana Vanir de Souza Carvalho Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v5.n0.213-220

Abstract

Resumo O presente trabalho pretende uma análise sobre a implementação de um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, programa de âmbito nacional que pretende promover a iniciação à docência em alunos licenciandos, dessa maneira, consubstanciando a formação, já na formação, do futuro professor. Objetivamos retratar os meandros de sua consubstanciação na prática-ação dos sujeitos envolvidos, enfatizando as vivências formativas possibilitadas pelo PIBID-QUÍMICA, em determinado lócus de atuação. Percebeu-se a construção de novos olhares acerca da profissão docente e a intenção explicita dos graduandos, em se tornarem professores de fato, após a efetivação dos trabalhos inovadores em ensino de Química.

Author Biographies

Camila Cravo Matos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de JuIz de Fora, Especialista em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, graduada em PEDAGOGIA pela UFJF, atua como Coordenadora do NAPP - Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicopedagógico da UEMG - Ubá. Professora da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG-Ubá), atuando nas disciplinas Educação Especial; História da Filosofia da Educação ; Sociologia da Educação. Professor membro do Núcleo de Ensino em Química (ArtEduque) e Professor membro do NESA( Núcleo de Educaçlão Socio-ambiental da UEMG-Ubá. Conselheira Titular de Políticas Sociais Básicas, Medidas de Proteção, Medidas Sócio-Educativas do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente de Cataguases, conforme resolução 0004/2009. Conselheira Titular de Políticas Sociais Básicas, Medidas de Proteção, Medidas Sócio-Educativas do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente de Cataguases, conforme resolução 0004/2009. Atuou como Delegada nas Conferências de Assistência Social e Direitos da Criança e do Adolescente, junho de 2009.

Juliana Vanir de Souza Carvalho, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora do curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ubá. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UEMG-Química). Bacharel em Química, com ênfase em Química Analítica e Ambiental - Universidade Federal de Viçosa. Licenciada em Química - Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa. Tenho experiência em docência no ensino superior na área de Química Geral e Ensino de Química, além de Química Analítica

Published

2014-04-29