POSSIBILIDADES E USOS DA TV ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Authors

  • Silvia Cristina Tafarelo
  • Ivoneide Zaror de Souza

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v5.n0.235-244

Abstract

O objetivo deste artigo é a reflexão sobre o uso da TV enquanto recurso pedagógico de promoção da aprendizagem, sua utilização de forma a atender as necessidades de informação e conhecimento do aluno. Além disso, este estudo aborda a preocupação em relação à adequação de metodologias que contribuam efetivamente com o processo de ensino-aprendizagem. Visa também analisar o problema da midialidade, a televisão como mediadora da realidade e o papel da escola na utilização do conteúdo televisual no processo educativo enquanto objeto de leitura do contexto circundante.

Author Biographies

Silvia Cristina Tafarelo

Mestre em Tecnologia na linha Tecnologia e Trabalho na UTFPR - área de concentração: Tecnologia e Sociedade. Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná UFPR (1999) , especialização em Filosofia ( O Pensamento Filosófico Latino-Americano) pelo IFIL - Instituto de Filosofia da Libertação (2002) e cursos de extensão em Mídias na Educação pela UFPR. Atualmente é professora - Secretaria de Estado da Educação, atua no setor de supervisão e análise de conteúdos de vídeos educacionais na TV Paulo Freire.

Ivoneide Zaror de Souza

Ivoneide Zaror de Souza – Professora da rede Municipal de Ensino do Município de Matinho-PR. Graduada em Pedagogia e com Especialização em Psicopedagogia e Supervisão Escolar – pela FAFIPAR – Paranaguá.

Published

2014-04-29