Dromologia, Panoptismo Foucaultiano e Poder em As Crônicas de Nárnia de Lewis
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v16.n2.431-442Palavras-chave:
Virilio In Discourse, Democracy, Dromologia-Panoptical Discourses, Sound, PowerResumo
O propósito deste estudo é fornecer uma descrição analítica de As Crônicas de Nárnia de Lewis, baseada nas teorias de Foucault e Virilio. Nesse contexto, Lewis cria novos discursos que se tornam a base da subjetividade. Esta subjetividade é examinada através das teorias de dromologia de Paul Virilio, juntamente com o panoptismo foucaultiano. A combinação dessas teorias cria a metodologia do estudo, por meio da análise crítica do discurso das histórias, que explica a existência de narrativas imperiais através da manifestação do uso do discurso e da subjetividade cibernética por Lewis em suas histórias de ficção científica e da aplicação do discurso dromológico e panóptico como requisitos de sua existência, enquanto o primeiro leva ao segundo através da invisibilidade. Ao longo do uso da teoria de Virilio, a transformação e as mudanças dos personagens principais foram discutidas. Esta teoria investiga principalmente as noções de panóptico e Foucault nos romances. O pesquisador rastreia várias noções nos romances, incluindo poder, discurso e panóptico nos livros. Este trabalho focou principalmente nos diferentes conceitos de Foucault, incluindo discurso e poder. A noção de panóptico no discurso de Nárnia também foi investigada ao longo do romance.Referências
Bennke, J., & Pinchevski, A. (2022). Media, Mediation, Mediality. Communication, 1, 9(1), 11.
Bevan, A. (2023). Gothic Literary Travel and Tourism. University of Wales Press.
Chakraborty, S. (2022). Imagination is the Power of Myth, the Rest is Painted with a Touch of Science Fiction: A Study of Mythology and Science Fiction. Comparative Literature: East & West, 6(2), 130-138.
Foucault, M. (1995), Discipline and Punishment, The Birth of the Prison. Trans. Alan Sheridan. 2nd. New York: Vintage Books.
Gabrielová, K. (2016). A Comparative Analysis of Two Czech Translations of The Chronicles of Narnia with Focus on Domestication and Foreignization”. Univerzita Palackého V Olomouci Filozofická Fakulta.
Gatti, G. (2023). Outside the borders of the state, abandonment. On the new forms of disappearance. Sociology Compass, 17(6), e13089.
Geraghty, L. (2008). From Balaclavastic to Jumpsuits: The Multiple Histories and Identities of Doctor Who's Cybermen." Atlantis. Journal of the Spanish Association of Anglo-American Studies 30: 85-100.
Gibson, R. B. (2023). Normality and Disability in HG Wells’s “The Country of the Blind”. Journal of Medical Humanities, 1-16.
Goodlad, L. M. (2003). Beyond the panopticon: Victorian Britain and the critical imagination. PMLA, 118(3), 539-556.
Hadley, M. (2013). Laboratory Literature: Science and Fiction in the Place of Production." University of Minnesota, October 2013.
Hale, Piers J. (2010). Labourand the Human Relationship with Nature: The Naturalization of Politics in the Work of Thomas Henry Huxley, Herbert George Wells, and William Morris." Springer, 18 4-7.
Heidegger, M. (1998). The Letter on Humanism." PathMarks. Trans. Frank A. Capuzzi. Cambridge: Cambridge University Press, 239-276.
Jamalpour H, Yaghoobi-Derab J. (2022). A review of the philosophy of aesthetics and art based on theoretical and methodological considerations. Revista de Investigaciones Universidad del Quindío. 20;34(S2):426-35.
Jamalpour, H., & Derabi, J. Y. (2023). Aesthetic Experience, Neurology and Cultural Memory. Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, 340-348.
Taliaferro, C. (2022). A Narnian Vision of the Atonement: A Defense of the Ransom Theory. Wipf and Stock Publishers.
Viilio, P. (2008), Negative Horizon. Trans. Michael Degener. London: Continuum.
Yee, M. (2023). On Tehching Hsieh’s Disappearance: Interrupting the Prevailing Narratives of the Artworld. Asian Diasporic Visual Cultures and the Americas, 8(1-2), 43-60.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sanay Bayat, Hassan Shahabi, Fatemeh Bornaki
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A revista segue a política para Periódicos de Acesso Livre, oferecendo acesso livre, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização internacional do conhecimento. Por isso, não se aplica taxas, sejam elas para submissão, avaliação, publicação, visualização ou downloads dos artigos. Além disso, a revista segue a licença Creative Common (CC BY) permitindo qualquer divulgação do artigo, desde que sejam referenciados o artigo original. Neste sentido, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: A) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. B) Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional e não institucional, bem como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. C) Autores sãoo estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: repositórios online ou na sua página pessoal), bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.