O Show na Educação
Professores Influenciadores do TikTok
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v15.n2.217-226Resumo
Este trabalho propõe discutir, a partir de excertos de postagens de dois perfis de professores circulados publicamente no aplicativo TikTok, o status de influenciador assumido por docentes que aderem à prática de produzir e compartilhar vídeos, com temática educacional ou não, nesse aplicativo. Adota-se a etnografia digital por metodologia, com a utilização de ferramentas de captura de tela para transformar trechos de vídeos em imagens estáticas, aqui representadas em figuras. A discussão encontra apoio na perspectiva dos Letramentos para abordar questões relacionadas ao lugar da educação e da docência na contemporaneidade, além de buscar apoio em estudos acerca de conceitos de cultura, de indústria cultural, da sociedade da comunicação em massa e da espetacularização, a fim de construir uma leitura qualitativa e interpretativa dos dados apresentados.Referências
ADORNO, T. Indústria Cultural e Sociedade. Traduzido por Juba Elisabeth Levy. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2009. 5ª ed
AZZARI, E. F., AMARANTE, M. de F. S.; DE ANDRADE, E. R. (2019). “É verdade este bilete”: relações dialógicas e(m) discurso no ciberespaço. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 15(1), Port. 7–32 / Eng. 7. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/41595
BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
GARCÍA-CANCLINI, N. Consumidores & cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.
HAN, B. C. Sociedade da transparência. Petrópolis: Vozes, 2017.
KNOBEL, M.; KALMAN, J. Teacher Learning, Digital Technologies and New Literacies. In: Knobel, M. and Kalman, J. New Literacies and Teacher Learning Professional Development and the Digital Turn, NY: Peter Lang, 2016, p.1-20.
LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 49.2. 2010. p. 455-479.
MORESCO, M. C.; RIBEIRO, R. O Conceito de Identidade nos Estudos Culturais Britânicos e Latino-americanos: um resgate teórico. Revista Interamericana de Comunicação Midiática. v. 14 n.27,2015, p. 168-183. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/viewFile/13570/pdf. Acesso em: 20 dez. 2018.
MORIN, E. Cultura de massas no século XX. Rio de Janeiro: Forense, 1962.
MORIN, E. As estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
NASCIMENTO, G. Entre o lócus de enunciação e o lugar de fala: marcar o não-marcado e trazer o corpo de volta na linguagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661808 Acesso em: 20 dez. 2021.
PINK, S. et.al. Digital Ethnography: Principles and Practice. Los Angeles: Sage, 2016.
ROCHA, C. H.; AZZARI, E. F. Pedagogias Emergentes. In: MILL, D. (org.) Dicionário crítico de Educação, Tecnologias e de educação à distância. Campinas: Papirus, 2018.
SIBILIA, P. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Nova Fronteira, 2008.
SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia. São Paulo: Loyola, 2005.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
TIKTOK. Make Your Day. 2021. Disponível em: www.tiktok.com/about?lang=pt-BR. Acesso em: 18 mai. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Lucas Falvo Mayer, Eliane Fernandes Azzari
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
The BRAJETS follows the policy for Open Access Journals, provides immediate and free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge and provides more international democratization of knowledge. Therefore, no fees apply, whether for submission, evaluation, publication, viewing or downloading of articles. In this sense, the authors who publish in this journal agree with the following terms: A) The authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal. B) Authors are authorized to distribute non-exclusively the version of the work published in this journal (eg, publish in the institutional and non-institutional repository, as well as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. C) Authors are encouraged to publish and distribute their work online (eg, online repositories or on their personal page), as well as to increase the impact and citation of the published work.