ORPHEU E PRESENÇA NO DESENROLAR DO MODERNISMO PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.120-127Resumo
Num contexto em que os ideais da época sofriam transformações, dá-se a rutura com o passado e desponta o movimento Modernista. É neste período de conturbação que irrompem as revistas “Orpheu” e “Presença”. Vinculados a estas revistas surgem nomes como Sá Carneiro, Almada Negreiros e Fernando Pessoa, que perpetuam esta mudança. O Modernismo vem edificar a mudança a nível da arte e da literatura, onde é privilegiada a imaginação do artista: o modernismo tende a representar-se como um movimento marcado pela sua rutura em relação às expressões artísticas do passado. Pelo facto deste movimento se ter prolongado na segunda república e atravessado o Estado Novo, a liberdade de expressão foi necessariamente condicionada, de acordo com os pressupostos ideológicos do regime. Perante este clima de subjugação e de repressão Cultural, surgiram neste período importantes figuras pertencentes às gerações anteriores que, mais tarde, deram voz aos movimentos intelectuais e que foram a base do progresso do Modernismo Português. Estes movimentos intelectuais reacionários foram de organização privada, onde através do lançamento de revistas foram introduzidas inovações no país. Todavia, este pensamento não teve o alcance esperado, em parte, consequência de um baixo nível de alfabetização de um País rural e conservador.Downloads
Publicado
2022-09-27
Edição
Secção
Métodos e Estratégias Pedagógico-Didáticas na Gestão e no Ensino
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 João Rodrigues , Ana Beatriz Machado Alves Ramos Veiga , Bruna Filipa Esteves da Costa , Maria Francisca Aguiar Monteiro
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
The BRAJETS follows the policy for Open Access Journals, provides immediate and free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge and provides more international democratization of knowledge. Therefore, no fees apply, whether for submission, evaluation, publication, viewing or downloading of articles. In this sense, the authors who publish in this journal agree with the following terms: A) The authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal. B) Authors are authorized to distribute non-exclusively the version of the work published in this journal (eg, publish in the institutional and non-institutional repository, as well as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. C) Authors are encouraged to publish and distribute their work online (eg, online repositories or on their personal page), as well as to increase the impact and citation of the published work.