LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: O PONTO, A RETA E O PLANO DA GEOMETRIA EUCLIDIANA E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v12.n2.127-150

Resumo

Este estudo apresenta uma discussão na área da Geometria Plana ou Euclidiana, tendo como enfoque os entes primitivos da Geometria Plana: o ponto, a reta e o plano. Como o próprio nome se refere essa Geometria é oriunda da obra do matemático grego Euclides de Alexandria, cujo trabalho remonta a aproximadamente 300 a.C. Como aporte teórico foi utilizada a teoria da Transposição Didática do francês Yves Chevallard (1991), essa teoria refere-se, em breves palavras, às mudanças e transformações que o saber sofre desde seu surgimento na comunidade científica até sua entrada na sala de aula. Foi realizada uma pesquisa em livros didáticos de matemática do 6º ano pertencente a diversas épocas. Na escolha dos livros didáticos de matemática, foram tomados como bases o ano de 1985, data em que ocorreu a criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o ano de 1996 data da implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96). Os livros didáticos de matemática foram escolhidos por serem um dos meios utilizados para a entrada do saber na sala de aula. Na construção deste trabalho de pesquisa foi utilizada a pesquisa qualitativa e documental, os livros foram analisados um a um, no sentido de se entender como foi o processo de abordagem dos conceitos do ponto, da reta e do plano nos livros didáticos de matemática e na comunidade científica. O trabalho apresenta uma discussão teórica envolvendo os livros didáticos, o PNLD e a obra de Euclides - Os Elementos.

Biografias Autor

Marcilio Martins de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

*Licenciado e especialista em Matemática. Mestre em Ensino de Ciências pela UFRPE. Doutorando em Ensino de Ciências pela UFRGS. Professor da licenciatura e da pós-graduação de Matemática da Faculdade de Belo Jardim (FBJ)/ PE. Professor de Matemática da educação básica do Estado de Pernambuco. Advogado inscrito na OAB/PE. E-mail: marciliomo@gmail.com.

Samuel Edmundo Lopez Bastos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciado em Matemática. Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor Associado IV do Departamento de Ensino e Currículo (FACED/UFRGS). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (UFRGS) e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: química da Vida e Saúde (UFRGS). E-mail: samuel.bello@ufrgs.br

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução da 1ª edição brasileira coordenada e revisada por Alfredo Basi; revisão e tradução dos novos textos Ivone Castilho Benedetti – 6ª ed. – São Paulo, SP: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

BADEM, Enciclopédia. Direção editorial de Orlando Vicente; 14ª edição, vol. 4. São Paulo – SP: Livraria Editora Iracema LTDA, 1985.

AG ALMOULOUD, Saddo. A didática da Matemática. São Paulo: PUC, 1995.

BERLINGHOFF, William P. GOUVÊA, Fernando Q. A matemática através dos tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas. São Paulo: Ática, 2010.

BICUDO, Irineu. Os Elementos/Euclides. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

BOYER, Carl B. História da Matemática. Revista por Uta C. Merzbach; tradução Elza F. Gomide – 2ª ed. – São Paulo: Edgar Blucher, 1996.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/1996 e demais alterações. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasil, 2017.

BRITO MENEZES, A. P. A. Contrato Didático e Transposição Didática: Inter-relações entre os Fenômenos Didáticos na Iniciação à Álgebra na 6ª série do Ensino Fundamental. Tese de Doutorado não publicada. Programa de Pós-graduação em Educação. Recife: UFPE, 2006.

CAJORI, Florian. Uma história da Matemática. (Tradução Lázaro Coutinho). Rio de Janeiro, RJ: Editora Ciência Moderna LTDA., 2007.

CHEVALLARD, Yves. LA TRANSPOSICIÓN DIDÁCTICA: Del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires, Argentina: Aique grupo Editor S.A., 1991.

COMMANDINO, Frederico. Euclides - Elementos de Geometria. São Paulo: Edições Cultura, 1944.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Uma história concisa da matemática no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é matemática (5ª série). São Paulo: Ática, 2005.

DANTE, Luiz Roberto. PROJETO TELÁRIS: MATEMÁTICA 6 (6º ano) – São Paulo: Ática, 2014.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Tradução Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.

FREITAS, José Edson de Medeiros; BOTELHO, Carlos Alberto de Lima. Recife – PE: Edições Esuda, 1974.

GEORGES, Ifrhar. Os números: história de uma grande invenção. Tradução Stella Maria de Freitas Senra – 11. ed. – São Paulo: Globo, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

GIOVANNI, José Rui; PARENTE, Eduardo. APRENDENDO MATEMÁTICA (5ª série) – São Paulo: FTD, 2002.

GUIA DO LIVRO DIDÁTICO. Guia de livros didáticos ensino fundamental anos finais matemática. BRASIL: MEC/FNDE. PNDL 2017, Brasília - 2017.

GODOY, Arilda Schmidt Godoy. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. São Paulo - Brasil: Revista de Administração de Empresas / EAESP / FGV, 1995.

IMENES, Luis Márcio; LELLIS, Marcelo. MATEMÁTICA: Imenes e Lellis 6º ano. São Paulo: Moderna, 2009.

JUNIOR, Oscar Gonçalves. Matemática por assunto: geometria plana e espacial. São Paulo: Editora Scipione, 2000.

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto. Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996.

LEVI, Beppo. Lendo Euclides: A matemática e a geometria sob um olhar renovador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

LUDKE, M. et al. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática ideias e desafios (5ª série). São Paulo: Saraiva, 1999.

MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática ideias e desafios (5ª série). São Paulo: Saraiva, 2012.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. Recife: Edições Bagaço, 2003.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte, MG: Autência, 2002.

PARâMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs): Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:MEC/SEF, 1997.

REZENDE, Eliane Quelho Frota; QUEIROZ, Maria Lúcia Bontorim de. Geometria Euclidiana Plana e construções geométricas. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.

ROQUE, Tatiana. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

RPM. Revista do Professor de Matemática nº 42. Sociedade Brasileira de Matemática. São Paulo: USP, 2000.

SCHUBRING, GERT. Análise histórica de livros de Matemática: notas de aula. (Tradução Maria Laura Magalhães Gomes). Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SILVA, B. A. Contrato Didático/Educação Matemática: Uma Nova Introdução. Anna Franchi... [et al]; organizadora: Silvia Dias Alcantara Machado. 3ª ed. Revista – São Paulo: EDUC, 2008.

SIMMONS, George F. Cálculo com Geometria Analítica. Tradução Seiji Hariki. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

_________. Uma análise em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental acerca da proposta do ensino de polígonos sob a ótica da teoria de Van Hiele. REVEMAT. Florianópolis (SC), v.12, n. 2, p. 115-115, 2017.

Publicado

2019-08-06

Edição

Secção

Teacher Training for the Science Teaching