DIETA E SONO NO IDOSO

UMA (RE)VISÃO

Autores

  • Sandra Fonseca Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.
  • Maria Isabel Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.
  • Márcia Mendes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,
  • Eduarda Maria Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.166-171

Resumo

A má qualidade e a redução do número de horas de sono, resultante do processo de envelhecimento, são queixa comum em indivíduos idosos. Neste contexto, com este trabalho pretendemos refletir sobre a importância que a alimentação tem na melhoria da qualidade e duração do sono em idosos. A pesquisa foi realizada tendo como bases de dados a PubMed, a B-on e a Scopus, empregando os seguintes descritores “diet”, “sleep”, “elderly”. Constatámos que existem poucos estudos que relacionam as duas variáveis, e os resultados indiciam a eficácia da alimentação como uma intervenção não farmacológica ao nível da melhoria da qualidade e duração do sono em idosos, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e bem-estar. A educação/promoção de um estilo de vida saudável, com particular atenção na alimentação e nutrição, deverá ser contemplada ao longo do ciclo de vida e, particularmente, na formação dos profissionais com vista a promover a melhoria nos padrões de saúde e na qualidade de vida e do sono na terceira idade.

Biografias Autor

Sandra Fonseca , Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

Maria Isabel, Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

Márcia Mendes, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,

2º Ciclo de Estudos em Gerontologia: Atividade Física e Saúde no Idoso Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

Eduarda Maria , Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Edição

Secção

Métodos e Estratégias Pedagógico-Didáticas na Gestão e no Ensino