Aplicativos Móveis para Promoção da Saúde de Gestantes
Revisão Sistemática nas Lojas de Aplicativos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v12.n4.489-496Resumo
Com o aumento de aplicativos voltados para ações de promoção de saúde para gestantes, é necessário avaliar a qualidade que eles apresentam. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de aplicativos móveis voltados para ações de promoção da saúde durante a gravidez. Esta revisão sistemática utiliza a utiliza a Mobile App Rating Scale (MARS) para avaliar a qualidade dos aplicativos móveis (engajamento, funcionalidade, estética e qualidade da informação); com pontuação de até cinco pontos. A Google Play Store (Google Inc) e a Apple Store (Apple Inc) foram utilizadas para identificar aplicativos entre os anos de 2011-2021, língua portuguesa e tema central, gestantes; com avaliação de dois pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Nove aplicativos móveis foram selecionados, obtendo valor acima de 3,0 pontos para qualidade (55,5% abaixo e 44,5% acima de quatro pontos). Entre os aplicativos, funcionalidade e estética obtiveram média de 4,2 pontos, qualidade da informação e engajamento com média de 4,0 pontos. A qualidade dos aplicativos móveis deve ser um ponto de atenção para a parte de conteúdo e engajamento, pois os conteúdos não apresentaram referências nem demonstraram estudo de eficácia. Número de registro PROSPERO: CRD42022317738.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maysa Serra, Mariana Buranello, Adriana Montesanti, Jorge Silva, Marisa Afonso Brunherotti, Paulo Roberto Quemelo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A revista segue a política para Periódicos de Acesso Livre, oferecendo acesso livre, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização internacional do conhecimento. Por isso, não se aplica taxas, sejam elas para submissão, avaliação, publicação, visualização ou downloads dos artigos. Além disso, a revista segue a licença Creative Common (CC BY) permitindo qualquer divulgação do artigo, desde que sejam referenciados o artigo original. Neste sentido, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: A) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. B) Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional e não institucional, bem como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. C) Autores sãoo estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: repositórios online ou na sua página pessoal), bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.