A usabilidade dos dispositivos móveis no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v14.n2.177-186Resumo
A imersão dos alunos no ambiente escolar impactado pelas tecnologias digitais, disponÃveis nos dispositivos móveis, apresenta significativo aumento devido à facilidade de comunicação e possibilidade de continuar informado e conectado. Objetiva-se conceber como recurso investigativo o comportamento e a compreensão dos alunos da Lei Estadual n.º 18.118/2014 com um diagnóstico que explora acerca da usabilidade dos dispositivos móveis no ambiente escolar. Os sujeitos averiguados são alunos de duas turmas do 3º ano do ensino médio matutino de um colégio público estadual em Curitiba PR. Ao considerar as práticas educativas, este artigo discorre a natureza inibitiva da usabilidade dos dispositivos móveis no âmbito escolar pautado nesta lei. A fundamentação epistemológica será a teoria da mediação de Vigotski (2000; 2004). O diagnóstico será mediante a metodologia classificada quanto aos objetivos de modo exploratório-descritiva. A escolha do objeto de estudo beneficia-se pela técnica da coleta de dados por intermédio do questionário no Google com formulários on-line, pela observação e pesquisa bibliográfica. Será classificada quanto à técnica de análise de dados e análise de conteúdos com a estatÃstica descritiva para analisar a conexão dos alunos com a utilização dos dispositivos móveis integrados no ambiente escolar e com aprendizagem ultrapassando os muros escolares. Os resultados indicaram envolvimento dos alunos e, neste contexto, denota-se que os sujeitos investigados se apresentam compreendidas pelos mesmos no seu cotidiano, dinamizando o cotidiano escolar do ensino médio. A usabilidade dos dispositivos móveis na construção do conhecimento necessita de discussão mais aprofundada sobre sua efetividade, bem como compatibilizar as possibilidades dessas tecnologias que se tornam instrumentos na aplicação pedagógica e didática.Referências
CYBIS, W.; BETIOL, A. H; FAUST, R.; Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. Editora: Novatec. 3ª edição ampliada, 2017.
KENSKI, V.; M.; Educação e Tecnologias. Campinas SP: Editora Papirus, 2007
MAGALHÃES, C.; LENCASTRE, J. A.; Usabilidade e acessibilidade de protótipos multimÃdia educativos – estudo comparativo. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2013.
MORAN, J. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica: Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. Papirus, 21ª ed., 2013.
MOURA, A. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegarâ€. VI Conferência Internacional de TIC na Educação Universidade do Minho. Braga, Portugal, 2015.
NIELSEN, J. Heuristic evaluation. In Nielsen, J. & Mack, R.L. (Eds.), Usability Inspection Methods. New York: John Wiley & Sons, New York, NY, 1994.
PHEBO, A. G. Celular em sala de aula como material didático: Mocinho ou Vilão? Os educadores resistem ao seu uso. 40 f. Coordenação Central de Extensão. PUC RJ, 2009.
RIBEIRO, A. L; OLIVEIRA, S. C. C. G. S. S.; Sociedade ‘Informacional’ & Educação na Modernidade: exigência de uma nova postura pedagógica na construção da cidadania. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 7, 2014.
SACCOL A.; SCHLEMMER E.; BARBOSA J.; M-Learning E U- Learning: Novas Perspectivas Da Aprendizagem Móvel E UbÃqua. São Paulo: Editora Pearson, 2011.
SILVEIRA, S. A. Exclusão digital: a miséria na era da informação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
SOUZA, O. A usabilidade na perspectiva do uso da informação: estatÃsticas das pesquisas sobre o tema no Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.25, n.1, p. 159-172, jan./abr. 2015.
VIANA, C. E. V.; BERTOCCHI, S. Pelo Celular…lá na escola! Mobilidade e convergências nos projetos pedagógicos. DisponÃvel em:< http://www.aberta.org.br/educarede/2013/05/21/pelo-celular-la-na-escola/>. Acesso em 04 fev. 2018.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos Educação, Tecnologia e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A revista segue a política para Periódicos de Acesso Livre, oferecendo acesso livre, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização internacional do conhecimento. Por isso, não se aplica taxas, sejam elas para submissão, avaliação, publicação, visualização ou downloads dos artigos. Além disso, a revista segue a licença Creative Common (CC BY) permitindo qualquer divulgação do artigo, desde que sejam referenciados o artigo original. Neste sentido, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: A) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. B) Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional e não institucional, bem como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. C) Autores sãoo estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: repositórios online ou na sua página pessoal), bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.