O Impacto do Resultado da Avaliação na Dimensão Sócio Afetiva do Estudante, a Partir das Histórias em Quadrinhos de Chico Bento
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v16.n1.23-30Palavras-chave:
Avaliação, Ensino Fundamental, História em QuadrinhosResumo
A pesquisa teórica, do tipo bibliográfico, apresentando como problema de investigação: Quais são os conteúdos difundidos nas histórias em quadrinhos Chico Bento em relação ao impacto da avaliação na dimensão sócia afetiva do estudante? O corpus investigativo está composto por quatro tirinhas da Revista Chico Bento, disponibilizadas no Aplicativo Banca da Mônica, utilizado para os dispositivos móveis (smartphone). Os dados serão analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016), e complementando com a análise semiológica (das imagens) para a validação do estudo, segundo Penn (2013). Ao eleger como objeto analítico os conteúdos sobre avaliação transmitidos pelas Histórias em Quadrinhos, tem-se presente de que tais histórias são formadoras de opinião e podem influenciar as concepções das crianças leitoras, corroborando ou refutando o que as mesmas entendem e vivenciam nos processos de avaliação no contexto escolar. Os resultados demonstram como a avaliação da aprendizagem aplicada de forma equivocada causa impacto na dimensão sócio afetiva do estudante. O referencial teórico do estudo está alicerçado nos pressupostos sobre avaliação de autores tais como Hoffmann (1995), Esteban (2009), Demo (2006), Vasconcellos (2008), Luckesi (2010) e Moretto (2010). Com relação às Histórias em Quadrinhos, buscamos aportes nos pressupostos de Moya (1977) e Weschenfelder (2011). Vinculado aos grupos de pesquisa Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade, e o segundo, Universos Paralelos: Arte Sequencial, Mediação Cultural e Práticas Pedagógicas. Ambos pertencentes ao Programa de Pós-graduação da Universidade La Salle.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo (2016). São Paulo: Edições 70 LDA/Almedina Brasil.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. C MARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA (2010). Resolução n° 7, de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
DEMO, Pedro. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda (2006). São Paulo: Criar.
ESTEBAN, Maria Teresa. Provinha Brasil: desempenho escolar e discursos normativos sobre a infância (2009). Sísifo. Revista de Ciências da Educação, RJ, p. 47-56;
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista (1995). 16. ed. Porto Alegre: Educação & Realidade.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar 2(010). 21. ed. São Paulo: Cortez.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas(2010). 9. ed. Rio de Janeiro: Lamparina.
MOYA, Álvaro de. História da história em quadrinhos (1986). Porto Alegre: L&PM.
MSP, (Mauricio de Sousa Produções). Aplicativo Banca da Mônica (2019). Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=air.br.com.mauriciodesousa.caixadequadrinhos&hl=pt_BR .
PENN, Gemma. Análise semiótica de imagens paradas(2013). In: BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, RJ: Vozes, p.319 – 342.
PERRENOUD, Phillipe (2015). Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed.
SOUSA, Mauricio. Cenas impossíveis (1993). São Paulo: Editora Globo.
SOUSA, Mauricio. Chico Bento (2000). São Paulo: Editora Globo, nº 353, agosto.
SOUSA, Mauricio. Chico Bento (2000). São Paulo: Editora Globo, nº 340, fevereiro.
SOUSA, Mauricio. Chico Bento (2000). São Paulo: Editora Globo, nº 347, abril.
SOUSA, Mauricio. (2008). Chico Bento. São Paulo: Editora Globo, nº 322, maio/1999.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança: por uma práxis transformadora. 9. ed. São Paulo: Libertad.
WESCHENFELDER, G. V. (2011). Aspectos educativos das histórias em quadrinhos de super-heróis e sua importância na formação moral, na perspectiva da ética. Mestrado em Educação, Centro Universitário La Salle, Canoas, RS, Brasil
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabiula Falcão Fagundes, Gelson Weschenfelder
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A revista segue a política para Periódicos de Acesso Livre, oferecendo acesso livre, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização internacional do conhecimento. Por isso, não se aplica taxas, sejam elas para submissão, avaliação, publicação, visualização ou downloads dos artigos. Além disso, a revista segue a licença Creative Common (CC BY) permitindo qualquer divulgação do artigo, desde que sejam referenciados o artigo original. Neste sentido, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: A) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. B) Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional e não institucional, bem como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. C) Autores sãoo estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: repositórios online ou na sua página pessoal), bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.