INADEQUAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO AMBIENTE E CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE

ESTRATÉGIAS PARA A GESTÃO DO ENSINO

Autores

  • Thiago Ferreira de Sousa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, Bahia, Brasil.
  • Gerleison Ribeiro Barros Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais,
  • Alex Carneiro Brandão Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina
  • Sandra Celina Fernandes Fonseca Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.128-134

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar, como ferramenta para a gestão de ensino, a autoavaliação negativa das condições do ambiente e características de aprendizagem na universidade, por universitários, de acordo com a habilitação (licenciatura e bacharelado) entre três anos. Para tal foi utilizada a Escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU) que integra o questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos (ISAQ-A). Houve a participação de 1.084, 1.085 e 1.041 universitários em três inquéritos realizados nos anos de 2010, 2012 e 2014, respectivamente. Os estudantes universitários dos cursos do bacharelado apresentaram um aumento linear das frequências relativas de autoavaliação negativa das condições de estrutura das salas de aula e foram mais propensos a avaliar o seu nível de conhecimento antes do ingresso no ensino superior em condição de inadequação. Conclui-se que a Escala CACAU representa uma importante estratégia para a gestão do ensino superior no Brasil.

Biografia do Autor

Thiago Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, Bahia, Brasil.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, Bahia, Brasil.

Gerleison Ribeiro Barros, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais,

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais,

Alex Carneiro Brandão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Sandra Celina Fernandes Fonseca, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Sousa, T. F. de, Barros, G. R., Brandão, A. C., & Fonseca, S. C. F. (2022). INADEQUAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO AMBIENTE E CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS PARA A GESTÃO DO ENSINO. Cadernos De Educação, Tecnologia E Sociedade, 15(se1), 128–134. https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.128-134

Edição

Seção

Métodos e Estratégias Didático-Pedagógicas na Gestão e no Ensino