DIETA E SONO NO IDOSO
UMA (RE)VISÃO
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.166-171Resumo
A má qualidade e a redução do número de horas de sono, resultante do processo de envelhecimento, são queixa comum em indivíduos idosos. Neste contexto, com este trabalho pretendemos refletir sobre a importância que a alimentação tem na melhoria da qualidade e duração do sono em idosos. A pesquisa foi realizada tendo como bases de dados a PubMed, a B-on e a Scopus, empregando os seguintes descritores “diet”, “sleep”, “elderly”. Constatámos que existem poucos estudos que relacionam as duas variáveis, e os resultados indiciam a eficácia da alimentação como uma intervenção não farmacológica ao nível da melhoria da qualidade e duração do sono em idosos, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e bem-estar. A educação/promoção de um estilo de vida saudável, com particular atenção na alimentação e nutrição, deverá ser contemplada ao longo do ciclo de vida e, particularmente, na formação dos profissionais com vista a promover a melhoria nos padrões de saúde e na qualidade de vida e do sono na terceira idade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sandra C. F. Fonseca , Maria Isabel Mourão-Carvalhal , Márcia Mendes , Eduarda Maria Rocha Teles de Castro Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A revista segue a política para Periódicos de Acesso Livre, oferecendo acesso livre, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização internacional do conhecimento. Por isso, não se aplica taxas, sejam elas para submissão, avaliação, publicação, visualização ou downloads dos artigos. Além disso, a revista segue a licença Creative Common (CC BY) permitindo qualquer divulgação do artigo, desde que sejam referenciados o artigo original. Neste sentido, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: A) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. B) Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional e não institucional, bem como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. C) Autores sãoo estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: repositórios online ou na sua página pessoal), bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.