Digitalizando materiais didáticos de literatura através do aplicativo AnyFlip
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v17.nse2.79-97Palavras-chave:
Conto, Laureado Nacional, Inovação, Livro Digital AnyFlip, Geração ZResumo
A literatura é considerada uma arte literária refinada e estética (Ali Ahmad, 1994). No entanto, pode-se entender que a literatura malaia é um reflexo da sociedade. A literatura também é vista como um meio utilizado pelos autores para transmitir ideologias, experiências, pensamentos e conhecimentos de forma concreta. As obras literárias funcionam como educação, ensino e satisfação estética. Portanto, as obras literárias são cruciais para serem destacadas como materiais de leitura primários porque são ricas em conhecimento. As obras produzidas pelos Laureados Nacionais, por exemplo, possuem significados significativos que precisam ser interpretados. Indiretamente, são importantes na formação do caráter da sociedade. Por outro lado, a literatura parece ser marginalizada e menosprezada. As obras literárias são frequentemente consideradas entediantes, sem valor comercial e utilizando uma linguagem difícil de entender. A falta de recursos didáticos também é criticada como um dos fatores que dificultam a revisão dos alunos de forma mais sistemática. Este estudo foi realizado para mudar a percepção pública sobre a literatura e tornar o aprendizado da literatura mais acessível, mais fácil e menos entediante. O estudo explora a inovação no aprendizado através do livro digital AnyFlip. Focou-se em contos premiados por Laureados Nacionais, incluindo "Angin Timur Laut" (1969) de S. Othman Kelantan, "Gunung" (1988) de Shahnon Ahmad, "Perjalanan Terakhir" (1971) de Anwar Ridhwan e "Darah dan Airmata" (1984) de Keris Mas. Um método quantitativo, usando um instrumento de pesquisa no Google Forms, foi conduzido com 26 alunos de JMK221, Ficção Malaia Moderna na Escola de Educação a Distância da Universiti Sains Malaysia. L'étude a été analysée à l'aide du système Statistical Package for Social Sciences (SPSS). O estudo encontrou que os contos digitais tiveram um impacto positivo nos alunos. Esta aceitação prova que os materiais literários devem ser atualizados para atrair o interesse dos alunos, especialmente da Geração Z, e que o conhecimento literário pode ser transmitido de forma mais eficiente e interativa.
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