INADEQUAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO AMBIENTE E CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE

ESTRATÉGIAS PARA A GESTÃO DO ENSINO

Autores

  • Thiago Ferreira de Sousa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, Bahia, Brasil.
  • Gerleison Ribeiro Barros Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais,
  • Alex Carneiro Brandão Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina
  • Sandra Celina Fernandes Fonseca Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.128-134

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar, como ferramenta para a gestão de ensino, a autoavaliação negativa das condições do ambiente e características de aprendizagem na universidade, por universitários, de acordo com a habilitação (licenciatura e bacharelado) entre três anos. Para tal foi utilizada a Escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU) que integra o questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos (ISAQ-A). Houve a participação de 1.084, 1.085 e 1.041 universitários em três inquéritos realizados nos anos de 2010, 2012 e 2014, respectivamente. Os estudantes universitários dos cursos do bacharelado apresentaram um aumento linear das frequências relativas de autoavaliação negativa das condições de estrutura das salas de aula e foram mais propensos a avaliar o seu nível de conhecimento antes do ingresso no ensino superior em condição de inadequação. Conclui-se que a Escala CACAU representa uma importante estratégia para a gestão do ensino superior no Brasil.

Biografia do Autor

  • Thiago Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, Bahia, Brasil.

    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, Bahia, Brasil.

  • Gerleison Ribeiro Barros, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais,

    Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais,

  • Alex Carneiro Brandão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

    Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

  • Sandra Celina Fernandes Fonseca, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

    Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

Downloads

Publicado

27-09-2022

Edição

Seção

Métodos e Estratégias Didático-Pedagógicas na Gestão e no Ensino

Como Citar

Sousa, T. F. de, Barros, G. R., Brandão, A. C., & Fonseca, S. C. F. (2022). INADEQUAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO AMBIENTE E CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS PARA A GESTÃO DO ENSINO. Cadernos De Educação, Tecnologia E Sociedade, 15(se1), 128-134. https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.128-134