ENSINO SUPERIOR: AS AVALIAÇÕES COMO FORMA DE REFLEXÃO NO APRENDIZADO

Autores

  • José Anderson Santos Cruz UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v4.n1.127-136p.

Resumo

O presente ensaio visa abordar as dificuldades enfrentadas durante o processo de avaliação da aprendizagem no ensino superior nesta tríade educacional. Procurando observar as atitudes dos alunos e professores, com o objetivo de fornecer uma nova visão da avaliação da aprendizagem, onde o aluno passa ser parte fundamental na avaliação do professor ao apontar sugestões de uma autoavaliação do profissional de ensino, com o intuito de aprimorar seus conhecimentos e habilidades e ainda sugere uma avaliação reflexiva de cada aluno para que o mesmo possa se autoavaliar nas competências que mais se destacam, para que no futuro, sejam profissionais com qualidade. Um novo rumo para as avaliações no ensino superior, já está em andamento por professores que buscam incentivar os alunos a pensar, criar, refletir e possuir embasamento para suas críticas, e com as variadas metodologias de avaliação, seja por seminários, provas, comunicação oral, debates e estes induzem de maneira reflexiva de ambas as partes no contexto da educação superior.

Biografia Autor

José Anderson Santos Cruz, UNESP

Mestrando no Programa de Pós-graduação em TV Digital: Informação e Conhecimento pela FAAC-UNESP-Bauru/SP e Aluno especial em Comunicação Midiática . Graduado em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera de Bauru/SP. Especialização em Antropologia na Universidade Sagrado Coração. USC-Bauru/SP. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior e MBA Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera Bauru/SP. Membro da ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas. Membro do CRA - Conselho Regional de Administração. Membro da INTERCOM Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Consultor em Marketing e Comunicação, Palestrante, Gestor de Projetos e Eventos. Consultor em Serviços e Estratégias no segmento Beleza. Palestrante. Coordenação e Gestão de Projetos, Eventos Corporativos e Educacionais. Interesse e pesquisas nas áreas de Marketing, Comunicação, Mídias, Produção de Sentido, Análise do Discurso, Educação, Comunicação em Moda, Negócios, Criação, Pesquisa de Mercado, Embelezamento Pessoal, Consumidor, Administração, Relações Públicas, Comunicação e Mídia no Serviço Social, Politicas Públicas, Visagismo, Construção de Identidade, TV Digital, Educomunicação. Aluno pesquisador na área de Comunicação, Relações Públicas acerca das questões do Serviço Social , Comunicação Midiática, Análise do Discurso, Cibercultura e demais áreas que envolvem a Comunicação. Além disso, convergências midiáticas, redes sociais. Experiência em planejamento e análise de mercado; Construção e desenvolvimento do Plano de Marketing e outros; Serviços de Coordenação e Supervisão de Equipes; Controle de vendas; Seleção, Desenvolvimento e Treinamento de Pessoal; Gestão de Pessoas. Supervisão Pedagógica; Administração de Departamento/Filial/Franquia; Participação de feiras e execução de eventos. Docente em cursos de especialização em cursos no segmento de beleza, visagismo, colorimetria. Graduação em andamento em Comunicação Social habilitação em Relações Públicas pela Universidade Sagrado Coração-USC Bauru/SP.

Publicado

2013-10-04

Como Citar

Santos Cruz, J. A. (2013). ENSINO SUPERIOR: AS AVALIAÇÕES COMO FORMA DE REFLEXÃO NO APRENDIZADO. Cadernos De Educação Tecnologia E Sociedade, 4(1), 127–136p. https://doi.org/10.14571/cets.v4.n1.127-136p.