TESSITURA OF A CREATIVE PROCESS: AUTOBIOGRAPHY ON SCENE

Authors

  • Daniel Santos Costa Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP Universidade de São Paulo, USP
  • Grácia Maria Navarro Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v8.n1.1-7

Abstract

This text presents weavings of a way to make the arts scene using the autobiographical support the creative process. Thus, we elucidate some of these weavings process while legitimizing the production of knowledge through artistic praxis, of sensitive experience. Introducing the concept of autobiography in analogy to the artistic and sequentially present the possibility of a laboratory setting amalgamated into reality/fiction. Keywords: creative process; autobiography; body.

Author Biographies

Daniel Santos Costa, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP Universidade de São Paulo, USP

Sou Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo - USP e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP (2012-2014). Sou Bacharel em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e Licenciatura em Artes - Dança pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Desenvolvo projetos autorais de criação artística como apreciador e pesquisador da cultura popular brasileira. Tenho experiência na área de Artes, com ênfase em Dança e Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: criação cênico-coreográfica, dança-teatro, cultura popular brasileira, dança brasileira e arte-educação. Sou Professor de Arte e Vivências Teatrais no Centro Educacional 437 - Rede SESI/SP, desde 2011 e na Rede Pública do Estado de São Paulo, desde 2014. Minha atual pesquisa desdobra-se na investigação de uma dialogia entre a dança - o teatro - e a performance buscando a possibilidade de uma dança teatral brasileira em dialogia com a oralidade popular do Brasil, uma provocação cartográfica de processos desestabilizadores no contexto da dança contemporânea munido de um referencial teórico-prático que permeia as discussões sobre uma possível dança teatral (brasileira) performativa numa perspectiva (pós/de)colonial. Sou integrante do LAPETT - Laboratório de Estudos em Tanz Theatralidades (USP), coordenado pela Profa. Dra. Sayonara Pereira. Sou pesquisador do PINDORAMA da espetacularidade popular brasileira a produção teatral na contemporaneidade (UNICAMP), coordenado pela Profa. Dra. Grácia Navarro e colaborador do Grupo de Pesquisa OLHO - Laboratório de Estudos Audiovisuais (Faculdade de Educação UNICAMP). Sou autor e editor de livros, anais de eventos artísticos e científicos e, neste momento, participa do projeto de criação da revista científica PINDORAMA da cena brasileira - periódico especializado em estudos cobre o corpo e a cena no contexto da oralidade e da espetacularidade popular brasileira.

Grácia Maria Navarro, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Artista, pesquisadora e professora. Sua atividade profissional desdobra-se no ensino, na concepção, realização, publicação de projetos artísticos e na direção e atuação em espetáculos teatrais e intervenções urbanas. Seu trabalho é ativado no diálogo entre Dança e Teatro, Balé e Terreiro, Arte e Ciência. Diálogos criados em procedimentos técnicos e poéticos que aliam prática e reflexão, referências universais e regionais e experiência artística e didática. É graduada em Dança, Mestre e Doutora em Artes. Desde 2003 desenvolve seu trabalho no Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Unicamp, atuando na graduação e na pós graduação. Grácia é membro do conselho editorial da Pitágoras 500, revista de Estudos Teatrais, do DAC, membro da Comissão de Graduação do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas, do qual foi Coordenadora de Graduação, de 2009 a janeiro de 2014. Nesse curso ministra disciplinas de Práticas Corporais, Teatralidade Popular Brasileira e Projetos Integrados de Criação Cênica. Orienta Projetos de Iniciação Científica e Ações de Intercâmbio entre estudantes de Artes Cênicas no Brasil e no exterior. Na pós graduação em Artes da Cena orienta projetos na área de Teatro, Dança e Performance, especialmente em poéticas e linguagens da cena. Reúne seus orientandos no Grupo de Estudos PINDORAMA (CNPq), que realiza pesquisa em corporeidade e teatralidade popular brasileira, com vistas para a criação de espetáculos cênicos. Em 2014 o Pindorama produziu o espetáculo Ô de Casa? Ô de Fora!, a dramaturgia Exus, e o Seminário de Estudos em Processos Criativos em Teatro e Cinema, em parceria com o NACIPROM (CNPq).

References

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2011.

GHIRALDELLI JR., P. O corpo: filosofia e educação. São Paulo: Editora Ática, 2007.

HALL, S. A identidade na pós-modernidade. Trad. SILVA, T. T. & LOURO, G. L.: Rio de Janeiro: DP&A editora, 2006.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Natal; EDUFRN, 2010.

LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. 404p. il.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MIRANDA, W. M. Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago. 2ª Ed. São Paulo: EDUSP, 2009.

MULLER, R. Ritual, Schechner e Performance. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 67-85, jul./dez., 2005.

NAVARRO, G. M. Corpo ficcional: da dança brasileira ao teatro contemporâneo. 136 p. Tese (Doutorado em Artes). Instituto de Artes/Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

SALLES, C. A. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

________, C. A. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3ª ed. São Paulo: EDUC, 2008.

Published

2015-04-21

Issue

Section

Article