As presenças negras nos livros para as infâncias publicados pela Mazza Edições na exposição Karingana 2023
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v17.n4.1503-1512Palavras-chave:
Editoras negras, Livros ilustrados, Expografia, AquilombamentoResumo
Tomando a casa editorial Mazza Edições como pioneira no seguimento editorial dedicado à circulação de literatura e visualidade produzida e editada por pessoas negras no Brasil, neste estudo de caráter qualitativo exploratório, analisamos a presença da casa editorial na exposição “Karingana: Presenças negras no livro para as infâncias” – de 2023, a fim de entrar em contato com algumas das visualidades produzidas por ilustradoras e ilustradores, negras e negros em livros ilustrados editorados pela Mazza Edições. Para tal, utilizamos a metodologia de avaliação técnica de Marília Xavier Cury (2012), em conjunto com o aporte teórico de Beatriz Nascimento (1985), Lélia Gonzalez (2020) e Antônio Bispo dos Santos (2007). Como resultado, apresentamos a identificação relacional entre obras, ilustradoras/ilustradores e casa editorial, reforçada pela abordagem proposta para a exposição; a qual dialoga com a preocupação com a transmissão de conhecimento e sua circulação, por meio de estratégias como o aquilombamento, para operar a favor de transformações nas estruturas sociais.
Referências
CARDOSO, Edson Lopes. Maria Mazarello - Mazza: A mulher e a editora vitoriosa. Iguanalista, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.58079/pwby . Acesso em 06/24.
CURY, Marília Xavier. Análise de exposições antropológicas: subsídios para uma crítica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANCIB, 2012. v. 1 p. 120.
CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.
CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.
EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. in: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado Nunes. Escrevivência: a escrita de nós : reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Ilustrações Goya Lopes. 1. ed. Rio de Janeiro : Mina Comunicação e Arte, 2020.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
LOBATO, Paula; LAGE, Igor. Em torno dos livros, para além deles, em comunidade: Maria Mazarello Rodrigues. Cosmopolíticas Editorias, 2024.
LUZ, Ananda. Karingana: presenças negras no livro para as infâncias. São Paulo, Sesc: 2023.
NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. Afrodiáspora, Rio de Janeiro, n 6/7, 1985.
POR uma memória editorial. Letícia Santana Gomes. Belo Horizonte: Minas Gerais, 2007. Disponível em: https://vimeo.com/131870182. Acesso em: 12/2023.
SANTOS, Antônio Bispo. Quilombos, Modos e Significados. Editora COMEPI, Teresina/PI, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lariane Casagrande
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A revista segue a política para Periódicos de Acesso Livre, oferecendo acesso livre, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização internacional do conhecimento. Por isso, não se aplica taxas, sejam elas para submissão, avaliação, publicação, visualização ou downloads dos artigos. Além disso, a revista segue a licença Creative Common (CC BY) permitindo qualquer divulgação do artigo, desde que sejam referenciados o artigo original. Neste sentido, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: A) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. B) Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional e não institucional, bem como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. C) Autores sãoo estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: repositórios online ou na sua página pessoal), bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.