TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14571/cets.v10.n3.207-218Resumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento das habilidades motoras de um aluno da Educação Infantila partir do uso de tecnologias digitais como o computador, laptops, programas e jogos online, enquanto proposta pedagógica. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema e um estudo de caso, o qual teve como sujeito da pesquisa um aluno regularmente matriculado e frequente na Etapa I de uma Escola Municipal de Educação Infantil (Préescola) do Extremo Noroeste Paulista. O processo de desenvolvimento do aluno foi observado durante um perÃodo de dois anos, isto é, até o término da Etapa II. Como resultado, observou-se que o uso dessas tecnologias integradas à s atividades pedagógicas auxiliou não só no desenvolvimento da coordenação motora do aluno, lateralidade e movimentos, mas também em seu desenvolvimento cognitivo, melhorando a criatividade, a atenção, o raciocÃnio lógico e a percepção do aluno.Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth B; VALENTE, José Armando. Tecnologia e CurrÃculo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
BARBOSA, Gilvana Costa; FERREIRA, Marcia M. G. de Almeida; BORGES, Luzineide Miranda; SANTOS, Adilson Gomes dos. Tecnologias Digitais: Possibilidades e Desafios na Educação Infantil. XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis/SC. 08. ago. 2014, UNIREDE. DisponÃvel em: esud2014.nute.ufsc.br. Acesso em: 16. Out. 2015.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Competência ou pensamento prático? A construção dos significados de representação e de ação. In: SACRISTÁN, José Gimeno et al. Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era digital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
SOBRAL, Adail. Internet na Escola: o que é, como se faz. 3.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002. p. 15-16.
VIANNA, Ilca Oliveira de Almeida. Metodologia do trabalho cientÃfico: um enfoque didático da produção cientifica. – São Paulo: EPU, 2001.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.