Floresta mágica, um jogo sobre digestão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v14.n1.22-28

Resumo

A construção do conhecimento baseia-se na interação do sujeito com o objeto, e os jogos educativos digitais garantem uma interatividade multimídia ao unir estímulos visuais e sonoros e recursos de ação. Um jogo sobre o sistema digestório foi desenvolvido para apoiar o ensino desse conteúdo nas aulas de Ciências e de Biologia nos níves fundamental e médio. Floresta mágica, um jogo sobre digestão foi criado com o programa Adobe Captivate, utilizando fotografias de cortes histológicos ao microscópio de luz e ilustrações e animações confeccionadas com os programas Adobe Illustrator, Photoshop e After Effects. As células do estômago foram personificadas e inseridas em um enredo sobre o seu papel funcional. Exercícios de quebra-cabeça e memória proporcionam ludicidade e interatividade. Audiodescrição foi adicionada. O jogo foi publicado no ambiente de aprendizagem Museu virtual do corpo humano (www.ufrgs.br/museuvirtual/jogos) com acesso livre. Por causa da linguagem visual e dos recursos de interatividade do jogo, espera-se promover de forma dinâmica e lúdica a compreensão da estrutura e da fisiologia do sistema digestório.

Biografia do Autor

Ismael Krüger Pescke, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Bacharel em Ciências Biológicas (UFRGS). Mestrando do Programa de pós-graduação em Ecologia da UFRGS.

Tatiana Montanari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Tatiana Montanari é bióloga, mestre em Biologia celular (UNICAMP), doutora em Biologia celular e tecidual (USP) e pós-doutora em Bioquímica toxicológica (UFSM). É professora associada do Departamento de Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da UFRGS.

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2021-03-12

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Artigo