As presenças negras nos livros para as infâncias publicados pela Mazza Edições na exposição Karingana 2023
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v17.n4.1503-1512Palavras-chave:
Editoras negras, Livros ilustrados, Expografia, AquilombamentoResumo
Tomando a casa editorial Mazza Edições como pioneira no seguimento editorial dedicado à circulação de literatura e visualidade produzida e editada por pessoas negras no Brasil, neste estudo de caráter qualitativo exploratório, analisamos a presença da casa editorial na exposição “Karingana: Presenças negras no livro para as infâncias” – de 2023, a fim de entrar em contato com algumas das visualidades produzidas por ilustradoras e ilustradores, negras e negros em livros ilustrados editorados pela Mazza Edições. Para tal, utilizamos a metodologia de avaliação técnica de Marília Xavier Cury (2012), em conjunto com o aporte teórico de Beatriz Nascimento (1985), Lélia Gonzalez (2020) e Antônio Bispo dos Santos (2007). Como resultado, apresentamos a identificação relacional entre obras, ilustradoras/ilustradores e casa editorial, reforçada pela abordagem proposta para a exposição; a qual dialoga com a preocupação com a transmissão de conhecimento e sua circulação, por meio de estratégias como o aquilombamento, para operar a favor de transformações nas estruturas sociais.
Referências
CARDOSO, Edson Lopes. Maria Mazarello - Mazza: A mulher e a editora vitoriosa. Iguanalista, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.58079/pwby . Acesso em 06/24.
CURY, Marília Xavier. Análise de exposições antropológicas: subsídios para uma crítica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANCIB, 2012. v. 1 p. 120.
CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.
CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.
EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. in: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado Nunes. Escrevivência: a escrita de nós : reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Ilustrações Goya Lopes. 1. ed. Rio de Janeiro : Mina Comunicação e Arte, 2020.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
LOBATO, Paula; LAGE, Igor. Em torno dos livros, para além deles, em comunidade: Maria Mazarello Rodrigues. Cosmopolíticas Editorias, 2024.
LUZ, Ananda. Karingana: presenças negras no livro para as infâncias. São Paulo, Sesc: 2023.
NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. Afrodiáspora, Rio de Janeiro, n 6/7, 1985.
POR uma memória editorial. Letícia Santana Gomes. Belo Horizonte: Minas Gerais, 2007. Disponível em: https://vimeo.com/131870182. Acesso em: 12/2023.
SANTOS, Antônio Bispo. Quilombos, Modos e Significados. Editora COMEPI, Teresina/PI, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Lariane Casagrande
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
The BRAJETS follows the policy for Open Access Journals, provides immediate and free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge and provides more international democratization of knowledge. Therefore, no fees apply, whether for submission, evaluation, publication, viewing or downloading of articles. In this sense, the authors who publish in this journal agree with the following terms: A) The authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal. B) Authors are authorized to distribute non-exclusively the version of the work published in this journal (eg, publish in the institutional and non-institutional repository, as well as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. C) Authors are encouraged to publish and distribute their work online (eg, online repositories or on their personal page), as well as to increase the impact and citation of the published work.