O CONTEXTO ESCOLAR E A DANÇA EM COLETIVO: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL MACHADO DE ASSIS

Autores

  • Tainã Silva Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v8.n3.179-188

Resumo

A presente pesquisa parte de um estudo de caso, realizado no Colégio Estadual Machado de Assis - CEMA, com o objetivo de analisar o contexto escolar e a realidade da dança nesta escola. A pesquisa está vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, realizada por alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -IFG, Câmpus Aparecida de Goiânia - Goiás. A partir das análises dos diagnósticos, destacou-se a necessidade de investigar e analisar um dos projetos dessa escola, que trata-se da criação e das ações de um grupo de dança, denominado Danç'art. A metodologia parte das pesquisas, teórica e de campo, permeadas pelos estudos de autores e pesquisadores da área que embasaram e provocaram as reflexões. Traz apontamentos inerentes relacionados ao contexto escolar que contribui para se pensar a dança pelo viés de um panorama crítico. Para maior compreensão deste contexto escolar foram efetuados aplicação de questionários para alunos, para professora de dança, professores de outras disciplinas além do diretor e coordenadores. Esses estudos validam e possibilitam maior entendimento da necessidade da vivência e ampliação dos olhares acerca da dança na escola. A partir da pesquisa de campo, através das observações e realização de entrevistas aplicadas pelos bolsistas, percebe-se uma desvalorização por parte de gestores e professores de outras áreas, o que desdobra-se em desafios e contradições, para que as ações direcionadas à dança se ampliem e efetivem de forma crítica e consistente. Pretende-se ainda ocasionar uma provocação e investigar a realidade da dança neste contexto, a partir dos seguintes questionamentos: o que incitou à professora de dança a criar o grupo e qual o olhar da profissional em relação ao ensino da dança? Qual a percepção e interesse dos alunos em participar e inserir-se no grupo? O que é uma dança interativa e qual a sua importância na perspectiva de um grupo de dança? De que forma se dão os processos de ensino, criação e ensaios do grupo? É necessário a compreensão do desígnio dessa pesquisa que viabiliza uma reflexão da realidade da dança na escola. Essa pesquisa embasa tais questionamentos afim de ocasionar uma reflexão e embora se encontra ainda em andamento, essas questões são lançadas para problematizar tal realidade no que se refere à dança no CEMA. Compreende-se portanto, que a intencionalidade desse estudo não é de responder findar esses questionamentos, mas possibilitar outras e novas reflexões acerca da linguagem e abordagem da dança no contexto escolar.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1981.

BRASIL. Lei n° 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 26 de dezembro de 1996. Brasília, MEC, 1996.

CABRAL, Lara Cristina. Linha de Frente das Bandas Marciais em Goiânia – Como surgiu e onde estamos? Trabalho apresentado para obtenção do título de Pós-graduação Lato Sensu em Pedagogias da Dança II pelo Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada (CEAFI/ PUC - GO), 1996.

CONCEIÇÃO, Fátima Viana de. O ensino de dança: desafios e possibilidades contemporâneas, Goiânia, 2009.

FERRARI, G.B. Porque dança na Escola? Disponível em: http: www.fef.ufg.br/ acesso em 28/10/2014.

FERREIRA, V. Dança escolar: um novo ritmo para a Educação Física. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

FRANZONI Ana e GARIBA Chames Maria Stalliviere. Dança escolar: uma possibilidade na Educação Física, Movimento, Porto Alegre, v.13, n. 02, p.155-171, maio/agosto de 2007.

MARQUES, Isabel. Ensino da dança hoje: Textos e contextos. São Paulo: Cortez. 1999.

________________. Dançando na escola. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

________________. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

________________. Dançando na escola. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

________________. O ensino da dança no mundo contemporâneo: definições, possibilidades e experiências. Escolha a Escola. Goiânia: Kelps, 2011.

_______________. Dança na Escola arte e ensino; Abril 2012.

MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

PELLEGRIN, A. D. Ensino de dança: Finalidades, necessidades e identidades. Goiânia: Kelps, 2011.

SANTOS, Rosirene Campêlo dos. Dança e inclusão: algumas aproximações. In: FARIA, Lana Costa (org.);2009.

RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. O ensino de dança: desafios e possibilidades contemporâneas. Goiânia: GRAFSET, 2009.

STRAZZACAPPA, Márcia. Dançando na chuva..., e no chão de cimento. In: Ferreira, Sueli (org). O ensino das artes: construindo caminhos. 6 ed., Campinas: Papirus, 2008

O QUE PODE O CORPO? Café filosófico com a filósofa e poeta: Viviane Mosé e a bailarina e coreografa Dani Lima. , acesso em junho de 2015.

Publicado

2015-12-20

Edição

Secção

Article