A EDUCAÇÃO A DISTâNCIA COMO ALTERNATIVA À FORMAÇÃO REFLEXIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14571/cets.v9.n2.204-216Resumo
Este artigo objetiva descrever o papel da midiatização do conhecimento e da educação a distância, bem como a importância das mÃdias e da comunicação dialógica nessa modalidade de ensino-aprendizagem como potencializadoras do desenvolvimento da reflexividade no indivÃduo. Para tanto, discute o fenômeno da globalização e suas consequências no processo de constituição das identidades, alterando as formas de pensar e agir dos indivÃduos, e exigindo deles uma reflexividade constante; aborda o surgimento da sociedade da informação como um dos elementos constituintes desse fenômeno, e a necessidade de reformulação das instituições educacionais para a constituição de novas identidades, por meio da midiatização do conhecimento; apresenta a educação a distância como uma modalidade educacional democrática e democratizadora, apta a atender à s necessidades educacionais cotidianas, e potencializadora do desenvolvimento da reflexividade para a formação da autonomia do indivÃduo, por meio de sua própria organização e constituição, descrevendo o papel do professor como essencial nesse processo. Utiliza como referencial teórico, além dos Estudos Culturais, presentes nas concepções de Hall e Giddens, autores como Castells, Hack, Freire, Preti, dentre outros, e, por fim, apresenta-se a educação a distância como uma modalidade diferenciada, que potencializa a autonomia e a independência do aluno, uma vez que desenvolve nele a capacidade de reflexividade.Referências
ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem Aberta a Distância, vol. 10, 2011.
BARBOSA, Jorge Luiz. Considerações sobre a relação entre cultura, território e identidade. In: GUELMAN, Leonardo; ROCHA, Vanessa. (Orgs.) Interculturalidades. Niterói, EDUFF, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o art. 80 da Lei nº 9394/96. DisponÃvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 18 dez. 2013.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas hÃbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
CASTELLS, Manuel. Internet e Sociedade em rede. In: MORAES, Dênis de. (org)
Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2004.
___________. O poder da identidade. Vol. 2. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CORRÊA, Juliane (org.). Educação a Distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. 2000. DisponÃvel em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf Acesso em: 21 jul. 2015.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
__________. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
__________. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação a distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
________. Comunicação dialógica na educação superior a distância: a importância do papel do tutor. Signo y Pensamiento 56 – Eje Temático, vol. XXIX, enero – junho 2010. Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá. DisponÃvel em: http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/issue/view/260. Acesso em: 21 jul. 2015.
________. Conhecimento midiatizado no ensino superior a distância: uma proposta de ação. 2005, DisponÃvel em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/036tcb3.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2016.
________. Gestão da educação a distância. Centro Universitário Leonardo da Vinci – Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2009.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
LAPA, Andrea Brandão. A ação dialógica na educação a distância. Revista Tecnológica e Sociedade, n. 6, primeiro semestre de 2008.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.
MARTÍN-BARBERO, Jesús; REY, Germán. Os exercÃcios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Editora Senac, 2004.
MARTINSI, Maria Célia. Situando o uso da mÃdia em contextos educacionais. Formação Continuada MidÃas na Educação, Etapa 2, módulo1. DisponÃvel em: http://www.neaad.ufes.br/subsite/midiaseducacao/pdf/etapa2_1_situando_usoMidias_Beth.pdf Acesso em: 21 jul. 2013.
MATOS, Manuel. O que é a sociedade da informação. Revista Sociedade, Educação e Cultura, Universidade do Porto, n.18, 2002, p.7-23.
PRETI, Oreste. Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. In: _____.(Org.). Educação a Distância: inÃcio e indÃcios de um percurso. Cuiabá: UFMT, 1996.
________. (org). Educação a distância: construindo significados. BrasÃlia: Liber Livro, 2005.
RANGEL, Mary; FREIRE, Wendel. Educação com tecnologia: texto, hipertexto e leitura. Rio de Janeiro: Wack Editora, 2012.
RODRIGUES, Ana Maria da Silva; OLIVEIRA, Cristina M. V. Camilo de; FREITAS, Maria Cristina Vieira de. Globalização, cultura e sociedade da informação. Perspectiva, ciência e informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 97 - 105, jan./jun.2001
RODRIGUES, Rosângela Schwarz. Conceitos e Fundamentos: Trechos de Dissertação de Mestrado. Florianópolis: UFSC, maio de 1998. DisponÃvel em: http://www.escolanet.com.br/sala_l eitura/conc_fundam.html Acesso em 21 jul. 2015.
SAMPAIO, Marisa Narciso; LEITE, LÃgia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
SEBASTIÁN RAMOS, Araceli. Las funciones docentes del professor de la UNED:
programación y evaluación. Madrid: ICE/UNED, 1990.
SILVA, Tomaz Tadeu. Os novos mapas culturais e o lugar do currÃculo numa perspectiva pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antônio Flávio (orgs).Territórios Contestados: o currÃculo e os novos mapas culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SODRÉ, Muniz. O ethos midiatizado. In: Antropológica do Espelho. Por uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
SUTIL, Noemi; BORTOLETTO, Adriana; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de. Ação dialógica e comunicativa: a formação de professores de fÃsica sob a perspectiva das negociações. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009. Anais... Florianópolis, UFSC, 2009.