QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA E FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NORDESTINA
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v11.n2.372-382Resumo
Neste trabalho, buscou-se responder ao seguinte questionamento: quais as aproximações e os distanciamentos da proposta de formação docente presente nos Projetos PolÃtico-Pedagógicos (PPPs) dos Cursos de Licenciaturas em QuÃmica e FÃsica de um campus do interior de uma universidade federal nordestina com a Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer)? Assim, este artigo tem por objetivo analisar os PPPs dos referidos cursos e a inserção da Erer. A partir de uma abordagem qualitativa, analisou-se dados coletados por Análise Documental e Entrevistas. Pôde-se constatar que os PPPs analisados não contemplam a relação entre educação e culturas e, de forma mais especÃfica, estes não propõem a inserção da Erer. Os resultados apontaram para a necessidade de implementação das orientações para a Erer nos referidos cursos e, de forma mais ampla, nas diversas ações institucionais, quais sejam ensino, pesquisa e extensão.Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações étnico-Raciais. BrasÃlia: SECAD, 2006. 261p.
_______. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução nº 1, de 17 de Junho de 2004. Diário Oficial da União, BrasÃlia, 22 jun. 2004, Seção 1, 2 p.
_______. Lei nº 11.645, de 10 Março de 2008. Inclui no currÃculo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e IndÃgenaâ€. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, BrasÃlia, DF.
_______. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico-Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. BrasÃlia, DF, 2004.
BRITO, Maria Camila Lima; LOPES, Edineia Tavares. A educação das relações étnico- raciais: perspectivas para a formação docente em QuÃmica. Scientia Plena, v. 10, n. 8, p.1-12, 2014.
CANDAU, Vera Maria. O/A Educador/a Como Agente Cultural. In: LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. F.; ALVES, M. P. C. Cultura e PolÃtica de CurrÃculo. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CHASSOT, Attico. Alfabetização cientifica: uma possibilidade para a inclusão social, Revista Brasileira de Educação, n. 22, Jan/Fev/Mar/Abr, p.89-100 ,2003.
FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa, Porto Alegre: Artmed, 2009.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de janeiro: LCT Editora, 1989.
SOUZA, A. L. S. Ensino Médio. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações étnico-Raciais. BrasÃlia: SECAD, 2006. p. 79-96.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidade do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 3, p. 705-718, 2010.