INSERÇÃO DAS TIC’S NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Jerffeson Miguel de Oliveira Universidade Estadual do Piauí, UESPI
  • Keila Dayane Pereira Moura Instituto Federal de Educação do Piauí, IFPI

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v13.n2.133-143

Resumo

O presente artigo apresenta uma breve investigação sobre as reais condições acerca das necessidades e possibilidades na inserção das TIC’s no processo ensino aprendizagem desenvolvido em escolas da rede de ensino público no município de Piripiri, estado do Piauí. Este estudo encontra-se subsidiado pelos seguintes objetivos: identificar as dificuldades e possibilidades no uso das tecnologias digitais como recurso didático nas salas de aula do ensino fundamental I, em escolas públicas do município de Piripiri. Investigar a disponibilidade de recursos tecnológicos para os profissionais de ensino, refletir a importância das TIC’s para o processo de ensino aprendizagem e analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores quanto ao uso das TIC’s em sala de aula. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, o estudo procedeu com o levantamento de dados através de pesquisa de campo, desenvolvida a partir da aplicação de questionário para professores de escolas municipais de Piripiri. A partir da análise dos dados levantados durante a pesquisa, percebeu-se, que, a inserção das tecnologias no processo de ensino aprendizagem compreende um percurso em longo prazo, necessitando além de politicas de formação continuada, que oportunize o professor a aquisição de novas habilidades e competências, a criação de um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento da relação professor (a) / aluno (a). O aspecto conclusivo é que tais políticas e ações podem possibilitar conhecer melhor o público e as condições reais de aplicações práticas de uso das TIC’s em sala de aula, considerando as dificuldades e possibilidades expressas pelos professores e as condições precárias de equipamentos e laboratórios presentes nas escolas. Evidenciou enquanto dificuldade que a falta de equipamentos limita o trabalho docente, no entanto, a prática transformadora coexiste com tais dificuldades quando o professor assume o perfil de pesquisador e uma postura autônoma para uso de tais recursos.

Referências

ALMEIDA, E. R. de S. A formação dos professores das classes especiais para o uso do computador na sala de aula. Recife: UFPE, Projeto de dissertação do mestrado em Educação, 2002.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999;

CHIAPINNI, L. A reinvenção da catedral. São Paulo: Cortez, 2005.

COLOMBO, S. S., (Org.). Gestão Educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Bookman, 2004.

DEMO, Pedro. Educação hoje: “novas†tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.

MASETTO, Marcos T. Mediação Pedagógica e uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T. e BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19 ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MORAN, José Manuel. Desafios na comunicação pessoal. São Paulo: Paulinas, 2007.

OLIVEIRA JÚNIOR, M. A. de. SILVA, Á. L. da. Novas tecnologias na sala de aula. ECCOM, v. 1, n. 1, p. 999-999, jan./jun., 2010. Disponível em: http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/viewFile/243/202. Acessado em17 Nov.2016.

OLIVEIRA, Celina Couto de; COSTA, José Wilson da; MOREIRA, Mercia. Ambientes Informatizados de Aprendizagem – Produção e Avaliação de Software Educativo. Campinas: Papirus, 2001

PAIVA, M. A. V. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 61-76.

PINTO, Manuel. A infância como construção social In: SARMENTO, Manuel Jacinto e PINTO, Manuel. As crianças, contextos e identidades. Braga, Portugal. Universidade do Minho. Centro de Estudos da Criança. Ed. Bezerra, 1997.

PRODANOV, Cleber Cristiano, FREITAS, Ernani César. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. e atual, São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, E. M. A. Dispositivos metodológicos para a formação continuada de professores: uma abordagem crítico-reflexiva. In: FERREIRA, A. T. B.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VALENTE, José Armando (org). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/ NIED, 1999.

Publicado

2020-06-28

Edição

Secção

Article