Quebra-Cabeça Raio-X: Jogo sobre o Esqueleto baseado em Imagens Radiográficas
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v14.n4.684-690Resumo
A tecnologia está presente no cotidiano, alterando os processos produtivos, os vínculos interpessoais e as metodologias educacionais. O processo de ensino-aprendizagem, inserido nesse contexto virtual, deve contemplar a construção de ideias baseadas na interação entre sujeito e objeto, e, portanto, o jogo educativo digital pode ser uma importante ferramenta. Além do caráter recreativo, a presença de estímulos visuais e sonoros e de recursos interativos promove a concentração e o raciocínio lógico, bem como mobiliza esquemas mentais. Um jogo sobre o esqueleto foi desenvolvido para apoiar o estudo de anatomia nas aulas de ciências no ensino fundamental e de biologia no ensino médio. O Quebra-cabeça Raio-X foi criado com o programa Adobe Captivate, utilizando imagens radiográficas e ilustrações confeccionadas com Adobe Illustrator e Photoshop; menus interativos esquematizam o conteúdo, e exercícios de quebra-cabeça, de relacionar colunas e de múltipla escolha atestam o aprendizado e proporcionam ludicidade. Audiodescrição visa acessibilidade. O jogo foi publicado no ambiente de aprendizagem Museu virtual do corpo humano (...). Espera-se, com o jogo, ao evidenciar o interior do corpo a partir de imagens reais e ao tornar lúdico um elemento de diagnóstico clínico, promover de forma atrativa o entendimento dos constituintes ósseos, contribuindo para o ensino sobre o corpo humano nos níveis escolares fundamental e médio.Referências
Bandler, R., & Grinder, J. (1982). PNL: Novo modelo de comunicação. In Sapos em Príncipes. São Paulo, SP: Summus Editorial.
Barbosa, R. M. (Org.). (2005). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação. Consultado em 18 de julho, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/ciencias-no-ensino-fundamental-anos-iniciais-unidades-tematicas-objetos-de-conhecimento-e-habilidades; http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio/ciencias-da-natueza-e-suas-tecnologias-no-ensino-medio-competencias-especificas-e-habilidades
Campos, K., Santos, M. A., Barros, N. M., Simionato, T. M., Brandão, J. G. P., & Ramos, A. P. M. C. (2017). Capacitação de idosos na prevenção de quedas domiciliares utilizando tecnologias da informação e comunicação. Revista de Atenção à Saúde, 15(51), 84-91. http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol15n51.4355
Castells, M. (1999). A sociedade em rede. São Paulo, SP: Paz e Terra.
Diana, J. B., Golfetto, I. F., Baldessar, M. J., & Spanhol, F. J. (2014). Gamification e teoria do Flow. In Fadel, L. M., Ulbricht, V. R., Batista, C. R., & Vanzin, T. (Org.). Gamificação na educação. (pp. 38-73). São Paulo, SP: Pimenta Cultural.
Diatel, M., Carvalho, M. F. de, & Hounsell, M. da S. (2016). MoviPensando: um jogo sério para o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com síndrome de Down. In SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 15., São Paulo, SP. Anais. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação, pp. 1-10. Consultado em 14 de fevereiro, 2021. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2016/downloads/anais/157366.pdf
Driscoll, M. (2002). Web-based training: creating e-learning experiences. (2nd ed.). San Francisco, CA: Pfeiffer.
Faria, A. R. (1999). O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. (3rd ed). São Paulo, SP: Ática.
Filipe, A. J. M. E., & Orvalho, J. G. (2004). Blendend Learning e Aprendizagem colaborativa no ensino superior. In Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, 7., Monterrey, MX. Anais.Consultado em 14 de fevereiro, 2021. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/2004/comunicacao/com216-225.pdf
Illera, J. L. R. (2010). Os conteúdos em ambientes virtuais: organização, códigos e formatos de representação. In Coll, C., & Monereo, C. (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. (pp. 136-155). Porto Alegre, RS: Artmed.
Leif, J., & Brunelle, L. (1978). O jogo pelo jogo. Rio de Janeiro: Zahar.
Machado, L. S., Moraes, R. M., Nunes, F. L. S., & Costa, R. M. E. M. (2011). Serious Games baseados em realidade virtual para educação médica. Revista Brasileira Educação Médica, 32(2), 254-262. Consultado em 14 de fevereiro, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v35n2/15.pdf
Mayer, R. E., & Anderson, R. B. (1991). Animations need narrations: an experimental test of a dual-coding hypothesis. Journal of Educational Psychology, 83(4), 484-490. http://dx.doi.org/10.1037/0022-0663.83.4.484
Noll, M., Fraga, R. A., Rosa, B. N., & Candotti, C. T. (2016). Fatores de risco associados à intensidade de dor nas costas em escolares do município de Teutônia (RS). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 38(2), 124-131. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2015.12.014
Paivio, A. (1979). Imagery and verbal processes. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. Consultado em 04 de maio, 2019. Disponível em: https://www.questia.com/library/7319522/imagery-and-verbal-processes
Paivio, A. (1991). Dual coding theory: retrospect and current status. Canadian Journal of Psychology, 45(3), 255-287. http://dx.doi.org/10.1037/h0084295
Palfrey, J., & Gasser, U. (2011). Nascidos na era digital - entendendo a primeira geração de nativos digitais. Rio de Janeiro: Penso. (...)
Piaget, J. (1972). Desenvolvimento e aprendizagem (tradução de Slomp, P. F.). In Lavattelly, C. S., Stendler, F. Readings in child behavior and development. New York, NY: Hartcourt Brace Janovich.
Pimentel, N. M. (2006). Educação a distância. Florianópolis, SC: Ed. da UFSC/SEAD.
Sedrez, J. A., Rosa, M. I. Z. da, Noll, M., Medeiros, F. da S., & Candotti, C. T. (2015). Fatores de risco associados a alterações posturais estruturais da coluna vertebral em crianças e adolescentes. Revista Paulista de Pediatria, 33(1), 72-81. https://doi.org/10.1016/j.rpped.2014.11.012
Siqueira, F. V., Facchini, L. A., Piccini, R. X., Tomasi, E., Thumé, E., Silveira, D. S., Vieira, V., & Hallal, P. C. (2007). Prevalência de quedas em idosos e fatores associados. Revista de Saúde Pública, 41(5), 749-756. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000500009
Teperino, A. S., Guelfi, A. C., Kipnis, B., Longo, C., Lopes, C. M. B., de Lima, E. D. B., …, & Nascimento, T. P. C. (2006). Educação a distância em organizações públicas: mesa-redonda de pesquisa-ação. Brasília: ENAP. Consultado em 22 dezembro, 2020. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/376
Vygotsky, L. S. (1998). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Ismael Krüger Pescke, Tatiana Montanari
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
The BRAJETS follows the policy for Open Access Journals, provides immediate and free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge and provides more international democratization of knowledge. Therefore, no fees apply, whether for submission, evaluation, publication, viewing or downloading of articles. In this sense, the authors who publish in this journal agree with the following terms: A) The authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal. B) Authors are authorized to distribute non-exclusively the version of the work published in this journal (eg, publish in the institutional and non-institutional repository, as well as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. C) Authors are encouraged to publish and distribute their work online (eg, online repositories or on their personal page), as well as to increase the impact and citation of the published work.