Tendências em Educação Matemática

Metodologias no Processo de Ensino-Aprendizagem nos Cursos Técnicos Integrados dos Institutos Federais de Brasília

Autores

  • Brenner Gomes Alvim Instituto Federal de Brasília
  • Ana Maria Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília, IFBR

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v15.n2.166-179

Resumo

O artigo apresenta os resultados da investigação que foi realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Brasília. A pesquisa foi sobre as metodologias utilizadas no ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática e as mais aplicáveis durante o processo de ensino, nas turmas do ensino técnico integrado de nível médio no Instituto Federal de Brasília. A investigação teve como objetivo verificar as contribuições metodológicas das Tendências em Educação Matemática (TEM) que fazem parte do processo do ensino e da aprendizagem no ensino técnico integrado de nível médio nos campi do Instituto Federal de Brasília, que obtiveram os bons resultados em relação ao ranking do PISA. Constatando as TEM: Etnomatemática, Resoluções de Problemas, Filosofia da Educação Matemática, Modelagem Matemática, História da Matemática, Jogos Matemáticos e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação Matemática. Utilizou-se o método misto, compreende os métodos quantitativo, no comparativo das respostas dos questionários em relação as perguntas fechadas, e qualitativo, nas análises textuais das respostas das perguntas abertas, analisando-as por meio de categorias. Os resultados dos 10 docentes que se propuseram a participar da investigação, evidenciou que a Resolução de Problemas foi a TEM que predominou e contribuiu com os resultados positivos, assim como, a aplicação das diversidades das TEM e a qualificação docente, são fatores que colaboram para uma avaliação positiva em relação aos índices de excelência dos alunos do Instituto Federal de Brasília.

Biografia Autor

Ana Maria Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília, IFBR

Mestrado em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional de Colômbia - UNAL/CO (2010), Especialista em Docência do Ensino Superior - UCAM/RJ (2003) e Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Araxá - MG (1999). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com experiência na área de Física, Química, Biologia e Matemática. Sobretudo, atuando na Formação de Professores e Tendências no Ensino da Matemática em Modelagem, Etnomatemática e Tecnologia.

Referências

BERTICELLI, Danilene Donin. Práticas bem sucedidas de Matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2012. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Filosofia da educação matemática. São Paulo: UNESP. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Relatório Brasil PISA 2018 Versão Preliminar. Brasília – DF INEP/MEC. 2019. Disponível em:< https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf . Acesso em: 08 nov. 2019.

D’AMBROSIO, Ubiratan.; ROSA, Milton. Um diálogo com Ubiratan D´Ambrosio: uma conversa brasileira sobre etnomatemática. In: BANDEIRA, Francisco de Assis.; GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias. (Orgs.). Etnomatemáticas pelo Brasil: aspectos teóricos, ticas de matema e práticas escolares. Curitiba: CRV, 2016. p. 13-38.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. In: Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p.191-211, 2003.

OLIVEIRA, Ana Maria Libório; ALVES, Sammya Christina de Oliveira. A interação das tendências matemáticas na comunidade de Filadélfia no Amazonas para um aprendizado significativo. In: OLIVEIRA, Ana Maria Libório; OLIVEIRA, João Bosco Biase; COSTA, Lucélida de Fátima Maia. Amazônia: Sociedade e Educação sem fronteiras. Manaus: BK Editora. 2010.

PEREIRA, Emanuella Filgueira. O jogo no ensino e aprendizagem de matemática. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2011.

POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

PONTE, João Pedro. O ensino da matemática em Portugal: Uma prioridade educativa? Seminário Conselho Nacional de Educação, Lisboa. 2003.

SAMPAIO, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro; COUTINHO, Clara Maria Gil Fernandes Pereira. Ensinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teórico. In: Revista Portuguesa de Pedagogia, 2014.

TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Psicologia, análise e crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, 2000.

TOLEDO, Marília Barros de Almeida; TOLEDO, Mauro. Teoria e prática de matemática: como dois e dois. São Paulo: FTD, 2009.

Publicado

2022-06-22

Edição

Secção

Article