REFLEXÃO SOBRE O PERFIL DO ALUNO COMO DETERMINANTE PARA A MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEMEM CURSO DE EAD

Autores

  • João Batista Mota Universidade Federal de Viçosa
  • Silvane Guimarães Silva Gomes Universidade Federal de Viçosa
  • Estela da Silva Leonardo Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v7.n0.355-363

Resumo

A partir de características específicas de um curso na modalidade a distância, o presente artigo apresenta uma reflexão sobre o perfil do aluno, buscando compreender o quanto é determinante para a motivação e para a elaboração de estratégias de aprendizagem. Para isso, apoiamos nos em Belloni (1999), Knowles (1980) entre outros. Especificamente baseado no curso Informática Básica, oferecido nessa modalidade para professores da rede pública de ensino de Minas Gerais. A análise foi realizada a partir do questionário de auto avaliação aplicado ao final do curso, relacionando-o com alguns conceitos da educação a distância. Resultados indicaram que o perfil dos alunos foi determinante no fator motivacional ao longo do curso. Conhecer o perfil do aluno favorece a implementação de estratégias para aprendizagem, além de garantir maior eficiência no processo que vai do planejamento ao desenvolvimento e direcionamento do curso, considerando especificamente o tipo e linguagem do material didático.

Biografias Autor

João Batista Mota, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV - linha de pesquisa Redes sociais e processos de comunicação) e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuou como repórter e editor em veículos de comunicação impressos e TV. Foi editor durante 13 anos da TV Viçosa - emissora vinculada à UFV -, onde também atuou como diretor de 2003 a 2005. Atualmente, é responsável pelo setor de Conteúdo da CEAD-UFV, que abrange da elaboração de roteiros de vídeos à produção/adaptação de materiais didáticos. Na CEAD, responde, dentre outros trabalhos, pelo Espaço do Produtor – site de extensão rural desenvolvido e mantido pela Coordenadoria (https://www2.cead.ufv.br/espacoProdutor/scripts/inicio.php).

Silvane Guimarães Silva Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Professora da Universidade Federal de Viçosa na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD). Mestre em Economia Familiar e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV, com ênfase em uso de novas tecnologias no processo educacional e aprendizagem ativa. Professora de cursos a distância da UAB/e-Tec/UFV. Atua no apoio pedagógico dos cursos; no treinamento e atendimento de professores e estudantes para o ambiente virtual de aprendizagem (PVANet).

Estela da Silva Leonardo, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Letras, linha Literatura, Cultura e Sociedade da Universidade Federal de Viçosa. Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Estagiária na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância atuando como apoio pedagógico e na produção de materiais didáticos para curso a distância. Interesse em pesquisa na área de: tecnologias na educação, educação a distância, literatura mediada pelas tecnologias, formação do leitor.

Publicado

2014-12-20