SELEÇÃO E TREINAMENTO DE JULGADORES PARA ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS

Authors

  • Maria Célia Lopes Torres Universidade federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v2.n1.170-171

Abstract

A importância da Análise Sensorial para a indústria de alimentos é indiscutível, dada a grande variedade de aplicações, como instrumento de avaliação dos programas de qualidade e, principalmente, pelo aumento do interesse do consumidor pela qualidade dos produtos alimentícios. No planejamento da avaliação sensorial é importante conhecer os princípios e fundamentos para escolha e aplicações dos testes, o local de aplicação e a equipe sensorial a ser recrutada, selecionada e treinada para os procedimentos de avaliação de atributos do alimento. O Objetivo do curso é mostrar os procedimentos para recrutamento, seleção e treinamento de julgadores. Uma equipe treinada apresenta julgamentos mais precisos e consistentes na avaliação sensorial do alimento. Espera-se que os participantes tenham uma visão geral de como proceder para selecionar e treinar uma equipe sensorial e, assim, complementar sua formação nesse importante seguimento de avaliação da qualidade dos alimentos.

Author Biography

  • Maria Célia Lopes Torres, Universidade federal de Goiás
    Engenheira de Alimentos, doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Professora Associada da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade federal de Goiás.

Published

31-01-2011

How to Cite

Torres, M. C. L. (2011). SELEÇÃO E TREINAMENTO DE JULGADORES PARA ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS. Cadernos De Educação Tecnologia E Sociedade, 2(1), 170-171. https://doi.org/10.14571/cets.v2.n1.170-171