Consciência Sustentável e Atuação Profissional: Análise da Percepção de Discentes de Programas de Pós-Graduação do Nordeste e Sul do Brasil

Autores

  • Marcos Filho Lima Bastos Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ana Paula Perlin Universidade Federal de Santa Maria
  • Lílian Caporlíngua Giesta Cabral Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal do Rio Grande
  • Rayssa Cleide de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v18.n1.143-156

Palavras-chave:

Consciência Sustentável, Formação Profissional, Administração, Ensino, Pós-Graduação

Resumo

Os programas de pós-graduação em administração têm demonstrado crescente interesse nas discussões sobre sustentabilidade no contexto organizacional. No entanto, estudos recentes destacam que a abordagem da sustentabilidade nos programas de mestrado em administração é frequentemente limitada e fragmentada. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção de discentes, mestrandos em administração, sobre a temática da sustentabilidade e a atuação profissional. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa. O instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevista. Em geral, os entrevistados expressaram motivação em relação à agenda da sustentabilidade, com ênfase para experiências de caráter afetivo/emocional, na promoção das práticas sustentáveis no dia a dia.

Biografia do Autor

Marcos Filho Lima Bastos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Contador CRC - CE. Membro Efetivo da Comissão Técnica de ESG, Controles Internos e Compliance do CRC-CE (Biênio 2024-2025). Mestrando em Administração pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) - Área de Concentração: Gestão Organizacional; Linha de Pesquisa: Gestão Socioambiental. MBA em Governança Corporativa, Especialista em Contabilidade, Auditoria e Controladoria, Especialista em Controladoria e Finanças Empresariais, Especialista em Gestão em Governança Corporativa Socioambiental - ESG e Especialista em Direito Empresarial. Possui graduação concluída em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Graduação concluída em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), MBA em andamento em Economia e Mercados Financeiros Internacionais. Experiência no departamento societário na empresa Fama Escritório de Contabilidade LTDA (2019-2022). Embaixador no XXVI SemeAd - Seminários em Administração - USP, Relator do XII Enapegs - UFRRJ, membro da organização do XXV Engema - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP e do 12 Fórum Internacional Ecoinovar - FURG.

Ana Paula Perlin, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutoranda em Administração na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, administradora na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), Especialização em Gestão Pública (2016), Mestrado (2016) e Doutorado (2020) em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM). Desenvolve trabalhos relacionados as temáticas de estratégia, inovação e sustentabilidade, sendo integrante do Grupo de Pesquisa Ecoinovar (UFSM) e do Grupo de Pesquisa em Operações de Produção e Serviços (GPOPS) (UFERSA).

Lílian Caporlíngua Giesta Cabral, Universidade Federal Rural do Semiárido

possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora efetiva da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), onde coordena o Grupo Sustentabilidade e Gestão, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração - GEPAR e do mestrado em Administração (PPGA/UFERSA). Atua em pesquisas principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, educação e sustentabilidade em organizações, educação e sustentabilidade no ensino superior.

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Possui formação em nível de Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1987), de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), de Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Estágio Doutoral na Bocconi University em Milão, Itália (2007) com Bolsa Capes no Brasil e no Exterior, de Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Bolsa CNPq de Pós-Doc Júnior (2011/2014) e Pós-Doc Sênior (2018/2020 e 2021/2022) ) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2011-2012). Exerceu as funções de Chefe de Departamento de Ciências Administrativas da UFSM (2001-2003; 2012-2014), Coordenadora Operacional do Curso de Doutorado Interinstitucional em Administração da FEA/USP - DINTER/CAPES (2010-2014), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (2008-2010; 2014-2017) e Editora da Revista de Administração da UFSM - ReA UFSM (2008-2023). Atualmente é Professora Visitante do PPGA da FURG, Pesquisadora Bolsista de Produtividade Pq2 - CNPq (desde 2013), Pesquisadora Colaboradora do DA/FEA/USP, Consultora Ad-hoc do INEP/MEC. Atua e tem em experiência na área de Administração, com ênfase em: Estratégia em Organizações, Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade.

Rayssa Cleide de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar (2018). Pós-Graduação em Contabilidade Gerencial e Controladoria pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2019). Mestrado em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2023). Graduanda em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2023). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicodinâmica do Trabalho, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Societária, Gestão Socioambiental, Comportamento Organizacional, Responsabilidade Social Corporativa e Doenças Ocupacionais.

Referências

Cavalcante Junior, F. C., & Gonçalves, T. N. A. F. (2021). ESTUDO DA EVOLUÇÃO DOS PROGRAMAS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE NOS ÚLTIMOS 15 ANOS. Journal of Management Analysis/Revista Gestão em Análise, 10(3).

Farias, L. C., Coelho, A. L. D. A. L., & Coelho, C. (2019). Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e educação para a sustentabilidade: análise das concepções de sustentabilidade de estudantes de Administração em uma instituição superior pública. Administração: ensino e pesquisa, 20(3), 796-836.

Freitas, E. J. X. (2015). Reflexão crítica e sustentabilidade na formação do administrador: o que revelam os discursos discentes?.

Figueiró, P. S., Da Silva, G. F. F., & Philereno, A. R. (2019). A temática sustentabilidade na formação em administração: a influência de elementos contextuais, organizacionais e curriculares. Administração: ensino e pesquisa, 20(3), 714-753.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA.

Lemos, MF, Saback, L., Rego, LF, Antunes, MC, & Lopes, RA (2020). Agenda Socioambiental PUC-Rio: Novos Passos para a Sustentabilidade na Universidade. Universidades como Laboratórios Vivos para o Desenvolvimento Sustentável: Apoiando a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 733-746.

Guimarães, J. C., & Correa, B. S. (2020). DESAFIOS PARA A INSERÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DOS ADMINISTRADORES. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), 4(1).

Lima, C. E., Amâncio-Vieira, S. F., & Romagnolo, D. F. (2018). A inserção da temática sustentabilidade em um programa privado stricto sensu em Administração: o isomorfismo institucional como potencializador da mudança organizacional. GESTÃO E DESENVOLVIMENTO, 15(1), 104-126.

Lima, T. B., & Silva, A. B. (2020). O ambiente histórico e político do ensino em Administração na região Nordeste. Administração de Empresas em Revista, 2(20), 235-259.

Machado Júnior, C., de Souza, M. T. S., da Silva, W. N., Primolan, L. V., & Parisotto, I. R. S. (2014). A producao de dissertacoes em administracao sobre sustentabilidade nas regioes Norte e Centro-Oeste. Gestão & Regionalidade, 30(88), 19-33.

Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de Marketing-: uma orientação aplicada. Bookman Editora.

Marcon, G. A., & Soriano-Sierra, E. J. (2017). Etnografia como estratégia investigativa da cultura organizacional para a sustentabilidade. Revista de Gestão Social e Ambiental, 11(1), 38.

Marques, C. S., & Trevisan, M. (2018). Análise das Dissertações Acadêmicas sobre o Tema Sustentabilidade nos Mestrados em Administração: Mapeando o Panorâma Gaúcho. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 7(1), 62-82.

MELO, Danielle Nunes Bezerra de et al. Sustentabilidade–uma investigação da atitude e do comportamento de estudantes de Administração. 2018.

Moraes, R. (1999). Análise de conteúdo. Porto Alegre, 22(37), 7-32.

Palma, L. C., Pedrozo, E. Á., & Alves, N. B. (2018). Sustentabilidade, organizações e formação de gestores: uma pesquisa exploratória em cursos de administração no Rio Grande do Sul. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 11(5), 1324-1343.

Sousa Filho, J. M. D., Coimbra, D. B., Mesquita, R. F. D., & Luna, R. A. (2015). Análise do comportamento ecológico de estudantes de administração. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 21(2), 300-319.

Sousa, A. C., & Abdala, K. O. (2020). Sustentabilidade, do conceito à análise. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, 10 (2), 146 – 166.

Souza, A. C. B., & Barbado, N. (2021). Reflexão e diálogo sobre sustentabilidade no ensino básico e superior. Revista Contexto & Educação, 36 (115), 131 – 146.

Venzke, C. S., & Nascimento, L. F. M. D. (2013). Caminhos e desafios para a inserção da sustentabilidade socioambiental na formação do administrador brasileiro. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 14, 26-54.

World Commission on Environment and Development. (1987). Our Common Future Oxford. UK: Oxford University Press.

Downloads

Publicado

28-03-2025

Como Citar

Bastos, M. F. L., Perlin, A. P., Cabral, L. C. G., Gomes, C. M., & Oliveira, R. C. de. (2025). Consciência Sustentável e Atuação Profissional: Análise da Percepção de Discentes de Programas de Pós-Graduação do Nordeste e Sul do Brasil. Cadernos De Educação, Tecnologia E Sociedade, 18(1), 143–156. https://doi.org/10.14571/brajets.v18.n1.143-156

Edição

Seção

Artigo