MEMÓRIA DO ESPAÇO/TEMPO VIVIDO NA REPRESENTAÇÃO DE MAPAS MENTAIS: O CASO DO PROJETO ESCOLAR "NOSSO BAIRRO, NOSSO LUGAR"

Autores

  • Lucinei Pereira da Silva Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)
  • Maria Sá Xavier

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v3.n1.54-60p.

Resumo

As representações e a memória do espaço de vivência são essenciais para elaboração de mapas mentais e documentos cartográficos. Neste sentido, essa investigação tem como objetivo principal compreender como os mapas mentais contribuem pedagogicamente em aulas de Geografia e também de História. Do ponto de vista teórico-metodológico a pesquisa se apoiou na análise do projeto escolar “Nosso Bairro, nosso lugar†desenvolvido na Escola Municipal Vereador Hamilton Teodoro, Governador Valadares (MG), junto a uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental e a articulação de autores que discutem os conceitos de representações, memória, espaço e lugar.

Biografia do Autor

Lucinei Pereira da Silva, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Graduado em História pela Universidade Vale do Rio Doce. Ex-Bolsista de IC. Tutor na Universidade Federal de Ouro Preto.

Maria Sá Xavier

Pesquisadora independente. Colaboradora do PG Gestão Integrado do Território, UNIVALE. Doutora em Geografia (UFF)

Downloads

Publicado

2012-12-08

Como Citar

da Silva, L. P., & Xavier, M. S. (2012). MEMÓRIA DO ESPAÇO/TEMPO VIVIDO NA REPRESENTAÇÃO DE MAPAS MENTAIS: O CASO DO PROJETO ESCOLAR "NOSSO BAIRRO, NOSSO LUGAR". Cadernos De Educação, Tecnologia E Sociedade, 3(1), 54–60p. https://doi.org/10.14571/cets.v3.n1.54-60p.