Aprendizagem ativa: um olhar nas perspectivas do escolanovismo e da teoria da atividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v18.n4.1272-1281

Palavras-chave:

Educação e Ensino, Aprendizagem ativa, Metodologias ativas, Escola Nova, Teoria da Atividade

Resumo

A aprendizagem ativa consiste numa abordagem bastante discutida nos últimos anos. Entretanto há diversas compreensões sobre o que de fato é o estar em atividade. Diante do exposto, o presente estudo tem por principal objetivo analisar o conceito de aprendizagem ativa na ótica do escolanovismo e na da Teoria atividade histórico-cultural. Para isso realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa com procedimentos bibliográficos que se deu nas principais bases de dados impressas e online do Brasil. Os resultados mostram que apesar de utilizarem termos semelhantes e de convergirem em alguns pontos, o conceito de atividade no escolanovismo difere significativamente daquilo que é tratado pela teoria da atividade, predominantemente em relação à concepção do papel do professor, da preocupação com questões sociais e do tipo de humano que se quer formar. Porém, percebe-se que as divergências conceituais podem ser encaradas como complementares, visto que, em essência, ambas as perspectivas apostam numa aprendizagem ativa e significativa para o aluno.

Biografia do Autor

  • Marcos Sérgio Carvalho Rebouças, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (IFRN), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFRN), especialista em Matemática e suas Tecnologias (UFPI), especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFES), licenciado em Matemática (UFERSA) e bacharel em Engenharia de Produção (UFERSA). Tem experiência em ensino nos níveis básico e superior.

  • Diogo Pereira Bezerra, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2008), possui Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, possui formação em Educação VET for the Future pela Häme University of Applied Sciences (2015) (Finlândia). Atualmente sou Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Referências

Aranha, M. L. A. (2006). História da educação e da pedagogia: Geral e Brasil. São Paulo: Moderna.

Coll, C., et al. (2000). Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artmed.

Leontiev, A. N. (1980). Actividad, conciencia, personalidad. Editorial Pueblo y Educación. (Original work published 1975)

Luckesi, C. C. (1994). Filosofia da educação. São Paulo: Cortez.

Luzuriaga, L. (1971). História da educação e da pedagogia. São Paulo: Nacional.

Moran, J. M. (2015). Educação híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In L. Bacich, A. Tanzi Neto, & F. M. Trevisani (Orgs.), Ensino híbrido: Personalização e tecnologia na educação (pp. 27-45). Porto Alegre: Penso.

Núñez, I. B. (2009). Vygotsky, Leontiev e Galperin: Formação de conceitos e princípios didáticos. Liber Livro.

Piaget, J. (1990). Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária Ltda.

Saviani, D. (1985). Escola e democracia (8a ed.). São Paulo: Cortez/Autores Associados.

Oliveira, B. A. de. (2010). Fundamentos filosóficos marxistas da obra vygotskyana: A questão da categoria de atividade e algumas implicações para o trabalho educativo. In S. G. de L. Mendonça & S. Miller (Orgs.), Vygotsky e a escola atual: Fundamentos teóricos e implicações pedagógicas (pp. 3–26). Junqueira & Marin.

Oliveira, M. K. de. (1993). Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione.

Vygotsky, L. S. (2004). Teoria e método em psicologia (3ª ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

28-12-2025

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Carvalho Rebouças, M. S., & Pereira Bezerra, D. (2025). Aprendizagem ativa: um olhar nas perspectivas do escolanovismo e da teoria da atividade. Cadernos De Educação, Tecnologia E Sociedade, 18(4), 1272-1281. https://doi.org/10.14571/brajets.v18.n4.1272-1281