PENSAR O OUTRO: UMA PONDERAÇÃO A RESPEITO DO IMIGRANTE NOS CONTEXTOS NACIONAIS A PARTIR DA PERSPECTIVA HABERMASIANA

Autores

  • Ricardo César Barbosa Júnior Universidade Federal de Goiás - UFG e Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO.
  • Marcelo Marques de Almeida Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia e Faculdades FACER - Unidade Rubiataba.

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v8.n1.70-78

Resumo

O presente estudo trata de uma abordagem interdisciplinar - política, jurídica e filosófica - a respeito da situação dos imigrantes nos contextos nacionais, proposta a partir de um diálogo com o pensamento desenvolvido por Jürgen Habermas. A importância de tal análise reside no fato de que são pouco explorados os aspectos contraditórios na relação nacional-estrangeiro, principalmente nas ex-colônias que têm considerável parcela de sua população descendente de imigrantes ao mesmo tempo em que adotam posturas antiimigratórias. Discutimos a situação do nacional frente ao estrangeiro a partir de sua posição nos estados-nação. Assim, abordamos as políticas de imigração nacional do Brasil para os casos dos refugiados. Problematizamos ainda os aspectos político-culturais e ao final oferecemos algumas considerações. O texto foi produzido mediante a análise das obras e conceitos pertinentes ao tema, se tratando, portanto, de uma revisão bibliográfica e de uma análise qualitativa. Palavras-chave: abordagem interdisciplinar; políticas de imigração; imigrantes.

Biografia do Autor

Ricardo César Barbosa Júnior, Universidade Federal de Goiás - UFG e Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO.

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador voluntário do Grupo de Estudos Internacionais e Comparados (GEIC) e do Programa de Pesquisa sobre Ativismo em Perspectiva Comparada (PROLUTA) desta. Graduando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e pesquisador-bolsista PIBIC-CNPq do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Departamento de Ciências Jurídicas (NEPJUR) pela mesma instituição. E Pesquisador Assistente do Núcleo de Estudos Globais (NEG). Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/6645062959613716. Contato: ricardobarbosajr@hotmail.com.

Marcelo Marques de Almeida Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia e Faculdades FACER - Unidade Rubiataba.

Mestre em Ciência Política pela Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em América Latina e Política Comparada. Cursa Especialização em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia (IFGoiás - Campus Goiânia). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/8980416917332456. Contato: mma_filho@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2015-04-21

Como Citar

Barbosa Júnior, R. C., & Almeida Filho, M. M. de. (2015). PENSAR O OUTRO: UMA PONDERAÇÃO A RESPEITO DO IMIGRANTE NOS CONTEXTOS NACIONAIS A PARTIR DA PERSPECTIVA HABERMASIANA. Cadernos De Educação, Tecnologia E Sociedade, 8(1), 70–78. https://doi.org/10.14571/brajets.v8.n1.70-78

Edição

Seção

Artigo