FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROUCA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS NARRATIVAS DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.14571/cets.v10.n3.219-235Resumo
Neste texto, discutimos parte das ações formativas propostas e vivenciadas pelos professores de uma escola da rede municipal de ensino situada em Mato Grosso contemplada com o Projeto Um Computador por Aluno (PROUCA), uma polÃtica pública educacional formulada pelo governo federal, para trezentas escolas brasileiras. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa, aliada aos pressupostos do método narrativo realizado em conjunto com entrevistas focais, entrevistas narrativas e sessões de observação participante, como também registros em diário de campo. O conjunto de dados em análise aponta que as ações formuladas pelo Ministério da Educação (MEC) não corresponderam à s expectativas de aprendizagem nem as necessidades dos professores da escola pesquisada, por estas razões as ações propostas não ecoaram nas práticas pedagógicas da sala de aula como propuseram e desejavam os formuladores do projeto de formação de professores para o PROUCA.Referências
ALMEIDA, M. E. B. de ; VALENTE, J. A. Tecnologias e currÃculo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BONILA, M. H. S. PolÃticas públicas para inclusão digital nas escolas. In: Motrivivência, Ano XXII, Nº 34, Jun./2010, p. 40-60.
BRASIL. Secretaria de Educação a Distância - SEED/MEC. Reunião de trabalho: utilização pedagógica intensiva das TIC nas escolas. São Paulo-SP, EPUSP-LSI, 14 a 15 de dezembro de 2005. DisponÃvel em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000337.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2011.
_______. Câmara dos Deputados. Um computador por aluno: a experiência brasileira. BrasÃlia: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2008.
_______. Lei nº 12.249/2010, de 10 de junho de 2010. Cria o Programa Um Computador por Aluno - PROUCA e institui o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional – RECOMPE. DisponÃvel em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=261443>. Acesso em: 10 mar. 2011.
_______. Ministério da Educação. Programa um computador por aluno - preparando para expansão: lições da experiência piloto brasileira na modalidade um computador por aluno. Relatório 1 do Laboratório de Estudos Cognitivos – LEC/UFRGS, 2010a.
_______. Ministério da Educação. Programa um computador por aluno - preparando para expansão: lições da experiência piloto brasileira na modalidade um computador por aluno. Relatório 1 da PUC/SP, 2010b.
_______. Ministério da Educação. Diretrizes: Programa Nacional de Informática na Educação. DisponÃvel em: <http://www.ProInfo.mec.gov.br/biblioteca/documentos/ProInfo.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2011.
CANDAU, V. M. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: _______. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. Cap. 3, pp. 51-68.
CAVALLO, D. Learning vision. DisponÃvel em: <http://wiki.laptop.org/go/Learning_Vision_PT>. Acesso em: 13 jun. 2011.
GOODSON, I. F. Dar a voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 2000. Cap. 3, p. 63-78.
______. CurrÃculo, narrativa e o futuro social. Tradução Eurize Caldas Pessanha e Marta Banducci Rahe. In: Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 35 maio/ago. 2007.
______. As polÃticas de currÃculo e de escolarização: abordagens históricas. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KIST, S. de O. Um laptop por criança: implicações para as práticas de leitura e escrita. UFRGS, 2008. 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
MATO GROSSO. Lei nº 8.405, de 27 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a estrutura administrativa e pedagógica dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso – CEFAPROs/MT. Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, 29.05.2005.
_______. PolÃtica de formação dos profissionais da educação básica de Mato Grosso: formação em rede entrelaçando saberes. Cuiabá, MT: SUFP/SEDUC/MT, 2011.
_______. Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT. CEFAPROS e NTEs. DisponÃvel em: <http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=79>. Acesso em: 08 jun. 2012.
NÓVOA, A. O regresso dos professores. Pinhais: Editora Melo, 2011.
______. Pensar alunos, professores, escolas, polÃticas. In: Revista Educação, Cultura e Sociedade - ECS, Sinop/MT, v.2, n.2, p.07-17, jul./dez. 2012.
OLPC. DisponÃvel em: <http://wiki.laptop.org>. Acesso em: 21 abr. 2011.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
SANTOS, M. B. F.; BORGES, M. K. Alterações no cotidiano escolar decorrentes da implantação de laptops educacionais. In: Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, Volume 4, número 2, junho 2009. DisponÃvel em <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum>. Acesso em: 12 jun. 2011.
SCHÄFER, PatrÃcia, B. Redes de conhecimento, autoria coletiva e modalidade de aprendizagem um computador por aluno: explorando possibilidades da cultura digital. In: III Simpósio Internacional e VI Fórum Nacional de Educação da ULBRA/Torres PolÃticas Públicas, Gestão da Educação, Formação e Atuação do Educador, 2009, Torres/RS. Anais do III Simpósio Internacional e VI Fórum Nacional de Educação da ULBRA/Torres PolÃticas Públicas, Gestão da Educação, Formação e Atuação do Educador, 2009.
SCHÃœTZ, A.; LUCKMANN, T. Las estructuras del mundo de la vida. Buenos Aires: Amorrortu, 2009.
SILVA, M. Internet na escola e inclusão. In: ALMEIDA, M. E. B. de; MORAN, J. M. (Orgs.). Integração das tecnologias na educação. Secretaria de Educação a Distância. BrasÃlia: Ministério da Educação, Seed, 2005. p. 62-69.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.
______; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2009.
VAILLANT, D.; MARCELO, C. Las tareas del formador. Málaga. Ediciones Aljibe, 2001.
VALENTE, J. A. Criando ambientes de aprendizagem via rede telemática: experiência na formação de professores para o uso da informática na educação. In: _______ (Org.). Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2002. Cap. 1, p. 1-19.