IMPORTâNCIA E ATUAÇÃO DO DESIGNER INSTRUCIONAL NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTâNCIA: UM ESTUDO BIBLIGRÁFICO

Autores

  • Raphaella Abreu Carvalho Cortez Moreira Universidade Federal do Maranhão – UFMA
  • Marília Milhomem Moscoso Maia Universidade Federal do Maranhão – UFMA
  • João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v10.n4.376-384

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar as pesquisas acerca da atuação profissional do designer instrucional nos cursos de Educação a Distância (EaD). O designer instrucional é um profissional que trabalha diretamente com o planejamento de cursos, elaboração de materiais didático-pedagógico e recursos midiáticos para a aprendizagem colaborativa dos alunos. A fim de saber a respeito das investigações já realizadas, no Brasil, a respeito da atuação profissional do designer instrucional no contexto da EaD, realizou-se, realizou-se uma revisão bibliográfica analítica, por meio de uma pesquisa exploratória em motores de busca acadêmicos para o levantamento dos trabalhos. Foram encontrados um total de 24 trabalhos e selecionados 5 para a análise e discussão dos resultados. A partir dos trabalhos analisados, os resultados mostram que o designer instrucional é um profissional de suma importância para o planejamento e desenvolvimento de cursos EaD, devendo atuar de forma colaborativa com a equipe multidisciplinar. Constatou-se ainda, que não há um consenso teórico quanto à formação profissional do designer instrucional, mas os trabalhos analisados sinalizam os profissionais da educação e os que possuem conhecimentos em EaD como os profissionais mais indicados.

Biografia do Autor

Raphaella Abreu Carvalho Cortez Moreira, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Santa Fé. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Trabalhou como pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Atualmente é pedagoga na Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na formação de professores e em educação a distância no ensino superior, com atuação na graduação em pedagogia e formação de tutores.

Marília Milhomem Moscoso Maia, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Maranhão (2015), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2012) e especialização em Gênero e diversidade na escola - CEGEDE/UFMA (2015). Atualmente é professora concursada da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (MA), atuando nas séries iniciais (1 ao 5 ano) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT) da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Membro do grupo de estudos GENI (Grupo de Estudos em Gênero, Identidade e Memória).

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (2011), Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto (2007), Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA (2002). É Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUC-MG (2003), Engenharia de Sistemas pela ESAB (2010) e Educação a Distância pelo Centro Universitário UNISEB (2015). É professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II é também Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado) da UFMA, atua na linha de Cultura, Educação e Sociedade (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação).

Referências

BATISTA, Márcia Luiza França da Silva; MENEZES, Marizilda dos Santos. Design Instrucional: uma abordagem do design gráfico para o desenvolvimento de ferramentas de suporte à Educação a Distância. Revista Educação Gráfica. UNESP: Bauru, v. 13, p. 02-22, 2009.

BERNARDES, Clinger Cleir Silva. A relevância da linguagem na relação do designer instrucional com o docente online, 2011. Disponível em: <http://www.ufjf.br/eticaefilosofia/files/2011/08/14_1_clinger.pdf> Acesso 27/08/2016.

COUTINHO, Clara Pereira ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Blog e Wiki: os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. In: IX Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 2007), 2007, Porto. Atas do IX Simpósio Internacional de Informática Educativa. Porto - Portugal: Instituto Politécnico do Porto, 2007. p. 199-204.

CALDEIRA, Luana Matheus. Desenho instrucional: a construção do diálogo na educação a distância, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/udescvirtual/article/view/1925>Acesso: 25/08/2016.

CHAQUIME, Luciane Penteado e FIGUEIREDO, Ana Paula Silva. O papel do designer instrucional na elaboração de cursos de educação a distância: exercitando conhecimentos e relatando experiências, 2013. Disponível em: http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/poster/AT2/114065.pdf. Acesso 29/09/2016.

FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 3º ed. São Paulo: Senac, 2004

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4º ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MALAMED, Connie. 10 qualities of the ideal instructional designer, 2009. Disponível em: http://theelearningcoach.com/elearning_design/10-qualities-of-the-ideal-instructional-designer/. Acesso 20/09/2016.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete transposição didática. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/transposicao-didatica/>. Acesso em: 17 de nov. 2017.

MOORE, M.G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2008.

SARTORI, Ademilde Silveira; ROESLER, Jucimara. Educação superior a distância: gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e online. Tubarão: Ed. Unisul, 2005.

SILVA, Andreza Regina Lopes da; DIANA, Juliana Bordinhão; SPANHOL, Fernando José. Designer instrucional: da formação múltipla a atuação interdisciplinar. Disponível em: http://www.labmidiaeconhecimento.ufsc.br/files/2014/11/desgner.pdf. Acesso 24/07/2016.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Moreira, R. A. C. C., Maia, M. M. M., & Bottentuit Junior, J. B. (2017). IMPORTâNCIA E ATUAÇÃO DO DESIGNER INSTRUCIONAL NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTâNCIA: UM ESTUDO BIBLIGRÁFICO. Cadernos De Educação, Tecnologia E Sociedade, 10(4), 376–384. https://doi.org/10.14571/brajets.v10.n4.376-384

Edição

Seção

Artigo