Tendências em Educação Matemática

Metodologias no Processo de Ensino-Aprendizagem nos Cursos Técnicos Integrados dos Institutos Federais de Brasília

Autores

  • Brenner Gomes Alvim Instituto Federal de Brasília
  • Ana Maria Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília, IFBR

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v15.n2.166-179

Resumo

O artigo apresenta os resultados da investigação que foi realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Brasília. A pesquisa foi sobre as metodologias utilizadas no ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática e as mais aplicáveis durante o processo de ensino, nas turmas do ensino técnico integrado de nível médio no Instituto Federal de Brasília. A investigação teve como objetivo verificar as contribuições metodológicas das Tendências em Educação Matemática (TEM) que fazem parte do processo do ensino e da aprendizagem no ensino técnico integrado de nível médio nos campi do Instituto Federal de Brasília, que obtiveram os bons resultados em relação ao ranking do PISA. Constatando as TEM: Etnomatemática, Resoluções de Problemas, Filosofia da Educação Matemática, Modelagem Matemática, História da Matemática, Jogos Matemáticos e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação Matemática. Utilizou-se o método misto, compreende os métodos quantitativo, no comparativo das respostas dos questionários em relação as perguntas fechadas, e qualitativo, nas análises textuais das respostas das perguntas abertas, analisando-as por meio de categorias. Os resultados dos 10 docentes que se propuseram a participar da investigação, evidenciou que a Resolução de Problemas foi a TEM que predominou e contribuiu com os resultados positivos, assim como, a aplicação das diversidades das TEM e a qualificação docente, são fatores que colaboram para uma avaliação positiva em relação aos índices de excelência dos alunos do Instituto Federal de Brasília.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília, IFBR

    Mestrado em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional de Colômbia - UNAL/CO (2010), Especialista em Docência do Ensino Superior - UCAM/RJ (2003) e Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Araxá - MG (1999). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com experiência na área de Física, Química, Biologia e Matemática. Sobretudo, atuando na Formação de Professores e Tendências no Ensino da Matemática em Modelagem, Etnomatemática e Tecnologia.

Referências

BERTICELLI, Danilene Donin. Práticas bem sucedidas de Matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2012. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Filosofia da educação matemática. São Paulo: UNESP. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Relatório Brasil PISA 2018 Versão Preliminar. Brasília – DF INEP/MEC. 2019. Disponível em:< https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf . Acesso em: 08 nov. 2019.

D’AMBROSIO, Ubiratan.; ROSA, Milton. Um diálogo com Ubiratan D´Ambrosio: uma conversa brasileira sobre etnomatemática. In: BANDEIRA, Francisco de Assis.; GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias. (Orgs.). Etnomatemáticas pelo Brasil: aspectos teóricos, ticas de matema e práticas escolares. Curitiba: CRV, 2016. p. 13-38.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. In: Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p.191-211, 2003.

OLIVEIRA, Ana Maria Libório; ALVES, Sammya Christina de Oliveira. A interação das tendências matemáticas na comunidade de Filadélfia no Amazonas para um aprendizado significativo. In: OLIVEIRA, Ana Maria Libório; OLIVEIRA, João Bosco Biase; COSTA, Lucélida de Fátima Maia. Amazônia: Sociedade e Educação sem fronteiras. Manaus: BK Editora. 2010.

PEREIRA, Emanuella Filgueira. O jogo no ensino e aprendizagem de matemática. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2011.

POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

PONTE, João Pedro. O ensino da matemática em Portugal: Uma prioridade educativa? Seminário Conselho Nacional de Educação, Lisboa. 2003.

SAMPAIO, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro; COUTINHO, Clara Maria Gil Fernandes Pereira. Ensinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teórico. In: Revista Portuguesa de Pedagogia, 2014.

TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Psicologia, análise e crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, 2000.

TOLEDO, Marília Barros de Almeida; TOLEDO, Mauro. Teoria e prática de matemática: como dois e dois. São Paulo: FTD, 2009.

Downloads

Publicado

22-06-2022

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Alvim, B. G., & Oliveira, A. M. (2022). Tendências em Educação Matemática: Metodologias no Processo de Ensino-Aprendizagem nos Cursos Técnicos Integrados dos Institutos Federais de Brasília. Cadernos De Educação, Tecnologia E Sociedade, 15(2), 166-179. https://doi.org/10.14571/brajets.v15.n2.166-179