Análise das Metodologias de Ensino Utilizadas em Dissertações e Teses no Contexto do Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Autores

  • Fernando Sian Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ademir de Souza Pereira Unviversidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v18.n1.157-186

Palavras-chave:

PLACTS, CTS, Método de ensino, Revisão Sistemática, Ensino de Ciências

Resumo

A presente pesquisa, uma Revisão Sistemática de Literatura, visa estabelecer conexões entre a perspectiva do Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) e as abordagens e métodos empregados no Ensino de Ciências. O propósito do trabalho é identificar e analisar métodos de ensino, abordagens e intervenções em sala de aula que se fundamentem na perspectiva PLACTS. Isso servirá de base para a criação de uma sequência de ensino que embasa a elaboração de atividades com estratégias de ensino, viabilizando intervenções em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi conduzida por meio da metodologia de RSL, compreendendo as etapas de planejamento, execução, condução (identificação da pesquisa, seleção dos estudos, avaliação da qualidade e extração dos dados) e síntese dos dados. A análise dos dados será realizada conforme os princípios da pesquisa qualitativa. A RSL revelou resultados potentes para o aprimoramento do ensino, destacando estratégias pedagógicas inovadoras e práticas eficazes para promover uma aprendizagem mais engajadora, proporcionando uma análise abrangente das práticas pedagógicas contemporâneas, oferecendo compreensões valiosas para aprimorar a elaboração de uma sequência didática. Entre os principais achados, destacam-se diversas estratégias que demonstraram eficácia no contexto educacional. Primeiramente, identificou-se que a integração do PLACTS enriquece o ensino, ao proporcionar uma abordagem interdisciplinar e contextualizada da ciência, relacionando-a com aspectos sociais, culturais e éticos pertinentes à realidade dos estudantes. Além disso, a revisão ressaltou a importância da promoção da inclusão e da diferenciação pedagógica, garantindo que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou características individuais, tenham acesso a oportunidades equitativas de aprendizado. A integração de tecnologias educacionais emergentes, como recursos digitais interativos e plataformas de ensino à distância, também foi destacada como uma ferramenta essencial para engajar os alunos e diversificar as práticas de ensino, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e acessível.

Biografia do Autor

Fernando Sian Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Fernando Sian Oliveira, mestrando Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), licenciado em Física (2020) e professor da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. E-mail: fernando.dok17@gmail.com .  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0564-9840

Referências

Abeid, L. R. F. (2010). As forças de atrito e os freios ABS numa perspectiva de ensino médio (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Repositório da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Almeida, E. S., & Gehlen, S. (2019). Organização curricular na perspectiva Freire-CTS: Propósitos e possibilidades para a Educação em Ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 21, 01-24.

Auler, D. (2018). Cuidado! Um cavalo viciado tende a voltar para o mesmo lugar (1ª ed.). Curitiba, PR: Appris Editora.

Auler, D., & Delizoicov, D. (2001) Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, 3(2), 122-134.

Auler, D.; Dalmolin, A. M. T., & Fenalti, V. S. (2009). Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. Revista Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, 2(1), 67-82.

Auler, D., & Delizoicov, D. (2015). Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Criticas, 21(45), 275–296.

Biolchini, J. M., P. G., Natali, A. C. C., & Travassos, G. H. (2005). Systematic review in software engineering (Technical Report RT). COPPE/UFRJ, Systems Engineering and Computer Science Department, Brazil.

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos (Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos, & Telmo Mourinho Baptista, Trads.; caps. 1 e 2, pp. 48-52). Porto: Porto Editora. (Trabalho original publicado em 1994)

Campos, L. B. (2017). Proposta de abordagem temática com enfoque CTS no ensino de física: produção de energia elétrica (Dissertação de mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Cândido, F. P. (2021). Uma Abordagem Histórico-Sociológica a Respeito de Usinas Nucleares para a Compreensão de Relações CTSA no Ensino Médio (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

Caporal Filho, R. G. (2017). Potencialidades e Limitações do Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Eletricidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental (Dissertação de mestrado). Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.

Centa, F. G. (2015) “Arroio Cadena: cartão postal de santa maria?”: possibilidades e desafios em uma reorientação curricular na perspectiva da abordagem temática (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Costa, C. M. R. (2019) Nanociência para o Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos numa Abordagem CTS (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Maranhão, Maranhão.

Couto De Lima, E. (2012) Conforto Térmico em Residências como uma Proposta de Contextualização para o Ensino de Termodinâmica no Ensino Médio (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Dagnino, R. (2010). Um dilema latino-americano: Ciência e tecnologia para a sociedade ou adequação sócio-técnica com o povo? In R. P. Dagnino (Org.), Estudos sociais da ciência e tecnologia & política de ciência e tecnologia: Alternativas para uma nova América Latina (pp. 265-292). Campina Grande: EDUEPB.

Dagnino, R. (2014). Para que ensinar CTS?. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 10(3).

Dias, R. B. (2011). O que é a política científica e tecnológica? Revista Sociologias, Porto Alegre, 13(28), 316-344.

Fernandes, S. S. (2012) Uma Proposta de Atividade Investigativa Envolvendo Sistema Métrico (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6. ed.). São Paulo: Atlas. (Trabalho original publicado em 2008).

Herrera, A. O., (1973). Los determinantes sociales de la política científica en América Latina. Política científica explícita y política científica implícita. Redes, 13(49), 98-123.

Kitchenham, B. A. (2004). Procedure for performing systematic reviews. Keele University Technical Report. Keele, UK: Keele University.

Lameu, L. P. (2020). Abordagem do tema Energia por meio do Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma escola do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (Tese de doutorado). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru.

Lima, L. V. S. (2021). Outro Olhar Sobre a Lei de Conservação das Massas: Uma Abordagem que Envolve a Natureza da Ciência e as Relações de Gênero no Ensino de Química (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Lindenmaier, D. S. (2017). A definição do tema no enfoque CTS: Uma visão a partir de trabalhos do X ENPEC. In Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis. Anais eletrônicos [...] Florianópolis: Anais do ENPEC.

Linsingen, I. V. (2007). Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, Campinas. 1(número especial).

Lopes, N. C. (2010). Aspectos Formativos da Experiência com Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências Sob Uma Perspectiva Crítica (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual Paulista. Bauru.

Macedo, A. H. (2016). O Ensino da Física no Contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade – Uma Proposta para a Aprendizagem Significativa (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Machado, R. S. S. (2019). A lógica de programação: Subsídios na produção de significados em ciências (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Montenegro, P. P. (2008). Letramento científico: O despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental (Dissertação de mestrado). Universidade de Brasília, Brasília.

Nasser, P. Z. T. (2012). Análise do impacto da utilização de oficinas pedagógicas interdisciplinares (Dissertação de mestrado). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ.

Oliveira, F. F. (2006). O ensino de física moderna com enfoque CTS: Uma proposta metodológica para o ensino médio usando o tópico raios X (Dissertação de mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ.

Oliveira, A. L. P. de. (2012). Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Forgiarini, M. S. (2007). A abordagem de temas polêmicos no currículo da EJA: O caso do "florestamento" no RS (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Pereira, D. S. (2016). A ciência, tecnologia e sociedade (CTS) como uma proposta curricular para o ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.

Pérez, L. F. M. (2012). Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp.

Pinheiro, N. A. M., Silveira, R. M. C. F., & Bazzo, W. (2007). Ciência, tecnologia e sociedade: A relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, 13(1), 71–84. Bauru, SP.

Sábato, J. A., & Mackenzie, M. (1982). La producción de tecnología: Autónoma o transnacional. Ciudad de México, MEX: Editorial Nueva Imagen.

Sampaio, R. F., & Mancini, M. C. (2007). Estudos de revisão sistemática: Um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, 11(1), 83–89. São Carlos.

Santana, B. J. (2020). CTSA e as mudanças climáticas: Aspectos latournianos em uma sequência didática (Dissertação de mestrado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.

Sant’Anna Ramos Vosgerau, D., & Paulin Romanowski, J. (2014). Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 165–189.

Santos, A. O. (2018). O trânsito e o ensino de física no enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém.

Santos, R. A., & Auler, D. (2019). Práticas educativas CTS: Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade. Ciência & Educação, 25(2), 485–503.

Schwan, G., & Santos, R. A. dos. (2021). Pressupostos Freireanos, CTS e PLACTS no Ensino de Ciências: Aproximações e Distanciamentos. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 9(3), e21084.

Silva, J. R. da. (2017). O artesanato como tema gerador para o ensino de ciências: Uma perspectiva freireana (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

Silva, P. B. C. (2015). Ciência, tecnologia e sociedade na América Latina nas décadas de 60 e 70: Análise de obras do período (Dissertação de mestrado). Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Silveira, M. (2019). Pensamento crítico de estudantes de um curso técnico sobre as relações CTS no ensino de corrente alternada (Tese de doutorado). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

Soares, A. O. (2019). A física em escala nanométrica e o teatro como instrumento pedagógico (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Sousa, D. L. N. (2019). Percepções e implicações da ciência e da tecnologia a partir de discursos de quilombolas e professores para o ensino de física (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Souza Neto, J. M. de. (2019). Energia nuclear numa unidade de ensino para a educação de jovens e adultos (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Souza, A. M. de. (2010). Despertando responsabilidade social no ensino médio por meio de temáticas associadas à física nuclear (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Strieder, R. B. (2012). Abordagens CTS na educação científica no Brasil: Sentidos e perspectivas (Tese de doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Varsavsky, O. (1976). Por uma política científica nacional. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Viana de Oliveira, L. (2021). As relações ciência-tecnologia-sociedade e os princípios teóricos-analíticos dos estudos CTS. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, 8(2). [S. l.].

Vier, R. F. S. (2016). Práticas pedagógicas inclusivas com enfoque CTS para alunos público-alvo da educação especial (Dissertação de mestrado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

28-03-2025

Como Citar

Sian Oliveira, F., & de Souza Pereira, A. (2025). Análise das Metodologias de Ensino Utilizadas em Dissertações e Teses no Contexto do Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Cadernos De Educação, Tecnologia E Sociedade, 18(1), 157–186. https://doi.org/10.14571/brajets.v18.n1.157-186

Edição

Seção

Artigo