METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: INFLUÊNCIAS NA MOTIVAÇÃO DO ALUNO PARA O ESTUDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v13.n2.164-177

Resumo

O presente artigo propõe-se a contribuir para a produção de conhecimento e reflexões acerca dos aspectos pedagógicos da formação do militar em uma instituição de ensino superior militar do Exército Brasileiro. Tem-se como escopo a análise do processo de transformação do sistema de ensino do Exército Brasileiro, com a adoção do ensino por competências e o uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA), mais especificamente na disciplina de Psicologia. Dessa forma, busca-se verificar o impacto das MAA na motivação dos aprendizes para o estudo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa exploratória-descritiva. Por fim, apresentam-se reflexões, sobre a motivação para o estudo no curso de formação de militares do Exército Brasileiro, que possam colaborar para o aperfeiçoamento dos aspectos pedagógicos.

Biografia Autor

Ricardo de Queiros Batista Ribeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui mestrado acadêmico em Psicologia, na perspectiva da Psicologia Junguiana, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), graduação Bacharelado em Psicologia (formação de Psicólogo) pela Universidade Veiga de Almeida (2014) e a graduação Bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (2002). Possui, também, especialização lato sensu em Psicologia Analítica Junguiana, especialização lato sensu em Psicopedagogia com ênfase institucional, especialização lato senso em Operações Militares, e especialização lato sensu em bases Geo-históricas para formulação de Estratégias. Atualmente é militar do Exército Brasileiro atuando como Professor Titular de Psicologia na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRRJ na linha de pesquisa Processos Psicossociais e Coletivos a partir da perspectiva da Psicologia Junguiana (Psicologia Complexa).

Referências

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS. Cartilha do ensino por competência. 2016. Documentação interna.

BARBOSA, Rubens Antônio. Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 45, n. 1, p. 72-91, 2002.

BERGMAN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

BEZERRA, Sefisa Quixadá et al. DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR: de práticas didáticas ativas e interdisciplinares. Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente, v. 2, n. 1, p. 25-42, 2019.

BREAKWELL, Glynis M. et al. Métodos de pesquisa em psicologia. In: Métodos de pesquisa em psicologia. Artmed, 2010.

DE SOUZA, Caio Vasconcelos; SHIGUTI, Wanderley Akira; RISSOLI, Vandor Roberto Vilardi. Metodologia ativa para aprendizagem significativa com apoio de tecnologias inteligentes. 2013.

EXÉRCITO BRASILEIRO. O processo de transformação do Exército. Estado Maior do Exército (EME), 3 ed, Brasília: 2010.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001.

KHUN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. 1996.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PENNA, Eloisa MD. Epistemologia e método na obra de CG Jung. EDUC-Editora da PUC-SP, 2013.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

ROBBINS, Stephen; JUDGE, Tim; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. Pearson Prentice Hall, 2010.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.

WATSON, Rod; GASTALDO, Édison. Etnometodologia e análise da conversa. Editora Vozes Limitada, 2015.

WITTACZIK, Lidiane Soares. Ensino por Competências: possibilidades e limitações. Atos de Pesquisa em Educação, v. 2, n. 1, p. 161-172, 2007.

Publicado

2020-06-28

Como Citar

Ribeiro, R. de Q. B. (2020). METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: INFLUÊNCIAS NA MOTIVAÇÃO DO ALUNO PARA O ESTUDO. Cadernos De Educação Tecnologia E Sociedade, 13(2), 164–177. https://doi.org/10.14571/brajets.v13.n2.164-177

Edição

Secção

Article