SOCIEDADE, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: as Tecnologias da Informação e Comunicação e o pensar da sociedade concreta.

Authors

  • José Anderson Santos Cruz Universidade Estadual Paulista, UNESP, Bauru, SP
  • José Luiz Bizelli UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v5.n0.258-266

Abstract

A sociedade da informação está cada vez mais incorporando o imenso volume de conteúdos disponíveis na rede. O acesso por dispositivos eletrônicos e a facilidade resultante da mobilidade e da portabilidade alimenta discussões sobre a capacidade real de apropriação desse conhecimento que circula pelo ciberespaço. Abordar e discutir as possibilidades de educar pela rede, portanto, ganha cada vez mais relevância. Diante de modelos de qualidade educativa bem desenvolvidos – como acontece na Finlândia, por exemplo –, a educação brasileira vai sendo, ano a ano, reprovada nas maratonas internacionais por atingir índices abaixo da média exigida. Cria-se um campo de análise, no qual este artigo se coloca, na busca por entender mais profundamente a oportunidade de utilização das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) para uma educação de qualidade, mergulhando pelas questões culturais que se inserem na construção das condições objetivas oferecidas aos educandos brasileiros. Trata-se de um esforço na compreensão dos fatores históricos que limitam os esforços para o oferecimento de uma educação de qualidade no Brasil.

Author Biographies

José Anderson Santos Cruz, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Bauru, SP

Mestrando no Programa de Pós-graduação em TV Digital: Informação e Conhecimento pela FAAC-UNESP-Bauru/SP e Aluno especial em Comunicação Midiática . Graduado em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera de Bauru/SP. Especialização em Antropologia na Universidade Sagrado Coração. USC-Bauru/SP. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior e MBA Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera Bauru/SP. Membro da ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas. Membro do CRA - Conselho Regional de Administração. Membro da INTERCOM Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Consultor em Marketing e Comunicação, Palestrante, Gestor de Projetos e Eventos. Consultor em Serviços e Estratégias no segmento Beleza. Palestrante. Coordenação e Gestão de Projetos, Eventos Corporativos e Educacionais. Interesse e pesquisas nas áreas de Marketing, Comunicação, Mídias, Produção de Sentido, Análise do Discurso, Educação, Comunicação em Moda, Negócios, Criação, Pesquisa de Mercado, Embelezamento Pessoal, Consumidor, Administração, Relações Públicas, Comunicação e Mídia no Serviço Social, Politicas Públicas, Visagismo, Construção de Identidade, TV Digital, Educomunicação. Aluno pesquisador na área de Comunicação, Relações Públicas acerca das questões do Serviço Social , Comunicação Midiática, Análise do Discurso, Cibercultura e demais áreas que envolvem a Comunicação. Além disso, convergências midiáticas, redes sociais. Experiência em planejamento e análise de mercado; Construção e desenvolvimento do Plano de Marketing e outros; Serviços de Coordenação e Supervisão de Equipes; Controle de vendas; Seleção, Desenvolvimento e Treinamento de Pessoal; Gestão de Pessoas. Supervisão Pedagógica; Administração de Departamento/Filial/Franquia; Participação de feiras e execução de eventos. Docente em cursos de especialização em cursos no segmento de beleza, visagismo, colorimetria. Graduação em andamento em Comunicação Social habilitação em Relações Públicas pela Universidade Sagrado Coração-USC Bauru/SP.

José Luiz Bizelli, UNESP

Possui graduação (1980) em Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado (1990) e doutorado (2003) em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Livre Docente (janeiro/2013) em Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências e Letras UNESP, Campus de Araraquara, e está credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Televisão Digital: informação e conhecimento (FAAC-UNESP, Bauru) e Educação Escolar (FCLAr-UNESP, Araraquara). Coordena o Grupo de Pesquisa (CNPq) intitulado Programa de Governança para a Administração Municipal, dedicando-se a pesquisar principalmente os seguintes temas: inovação, desenvolvimento sustentável, governança em instituições públicas, TICs voltadas ao Ensino a Distância e aplicativos educativos para TVDI. Fez seu Pós-doutorado no Departamento de Ciencias de la Educación, da Universidad de Alcalá de Henares (UAH), Espanha (fevereiro a julho/2013), sendo um dos responsáveis pelo convênio sobre Educação entre a UNESP e a UAH. Foi Diretor da Faculdade de Ciências e Letras Unesp Araraquara e Presidente de seu Laboratório Editorial, durante o quadriênio 2009-2012.

Published

2014-04-29