ETHNIC-RACIAL ISSUES IN BACHELORS IN CHEMISTRY AND PHYSICS OF A FEDERAL UNIVERSITY NORDESTINA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v11.n2.372-382

Abstract

In this work, we tried to answer the following question: What are the approximations and the distances of the teacher formation proposal present in the Political Educational Projects (PPP) of the Undergraduate Courses in Chemistry and Physics of an interior campus of a federal university in northeast to Education for Ethnic–Racial Relations (Erer)? Thus, this article aims to analyze the PPP of the mentioned courses and Erer insertion on them. From a qualitative approach, we analyzed data collected by Documental Analysis and Interviews. It was possible to verify that the analyzed PPP do not contemplate the relation between education and cultures and, more specifically, they do not propose the insertion of Erer. The results pointed to the need of Erer guidelines implement in these courses and, more broadly, in the various institutional actions, such as teaching, research and extension.

Author Biographies

Maria Camila Lima Brito de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Maria Camila Lima Brito de Jesus é professora de Educação Básica, do estado de Sergipe. Possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (2017) e graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2014). Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no período de 2011 à 2014, em que foram desenvolvidas atividades como: sequencias didáticas, oficinas, projetos integradores, estudos sobre a construção da identidade docente e ações didáticas que abordam a diversidade e a Educação das Relações Étnico-raciais (ERER) a partir da problematização de duas realidades escolares. Na área de Popularização da Ciência faz parte da comissão organizadora do evento OCMEA, que atende alunos da Educação Básica de Sergipe, por meio de oficinas ofertadas por graduandos da Universidade Federal de Sergipe- Itabaiana/SE. Tem experiência na área das Ciências da Natureza, com ênfase em Química. Atualmente é membro do expediente da Revista de popularização da ciência - Revista Curiá: Múltiplos Saberes, que surgiu a partir das atividades da OCMEA e membro do grupo de Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON), GEPIADDE e GPEMEC. É Coorientadora do Projeto "A Química do fazer sabão" do PIBIC-Júnior e Supervisora do PIBID-UFS-Itabaiana sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Edinéia Tavares Lopes.

Edinéia Tavares Lopes, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura em Química, Mestrado, Doutorado e Pós- Doutorado em Educação. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade Federal de Sergipe. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação Escolar Indígena, Educação Quilombola, Educação do Campo, Interculturalidade, Relações entre Ciências e demais dimensões da cultura e ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental e de Química no Ensino Médio. Participa do PIBID desde 2009, como coordenadora de Área do Projeto PIBID/QUÍMICA-ITA e foi Coordenadora de Gestão. Foi coordenadora de Área do Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCÊNCIA/UFS-CAPES - Edital 2009 e Coordenadora Geral do PRODOCENCIA/UFS-CAPES - Edital 2013. Professora e orientadora no Programa de Pòs-Graduação em Educação (PPGED-UFS), que oferta os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, e no PPGECIMA (UFS), que oferta o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFS (NEABI-UFS). Na área de Popularização da Ciência coordena, entre outros, o Projeto Relações que realiza, desde 2006, o evento OCMEA, que atendeu, por meio das oficinas ofertadas, em torno de 11.500 alunos da Educação Básica de Sergipe e Sertão Bahiano.

References

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. 261p.

_______. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução nº 1, de 17 de Junho de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, 22 jun. 2004, Seção 1, 2 p.

_______. Lei nº 11.645, de 10 Março de 2008. Inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígenaâ€. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF.

_______. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico-Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF, 2004.

BRITO, Maria Camila Lima; LOPES, Edineia Tavares. A educação das relações étnico- raciais: perspectivas para a formação docente em Química. Scientia Plena, v. 10, n. 8, p.1-12, 2014.

CANDAU, Vera Maria. O/A Educador/a Como Agente Cultural. In: LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. F.; ALVES, M. P. C. Cultura e Política de Currículo. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CHASSOT, Attico. Alfabetização cientifica: uma possibilidade para a inclusão social, Revista Brasileira de Educação, n. 22, Jan/Fev/Mar/Abr, p.89-100 ,2003.

FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa, Porto Alegre: Artmed, 2009.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de janeiro: LCT Editora, 1989.

SOUZA, A. L. S. Ensino Médio. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. p. 79-96.

VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidade do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 3, p. 705-718, 2010.

Published

2018-08-01

Issue

Section

Article