DESVELANDO A CONCEPÇÃO VIGOTSKIANA NA RELAÇÃO APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS

Autores

  • Simone Ariomar de Souza DOCENTE/IFG DOUTORANDA/PUCGO

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v4.n1.73-86p.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar a concepção vigotskiana a respeito da relação entre aprendizagem e desenvolvimento, de modo a compreender o processo de aquisição de conhecimentos realizado pelos alunos na apreensão do objeto de estudo e por fim, avaliar o papel desempenhado pelo professor no contexto. Conduzido à luz da Teoria Histórico-cultural, esse estudo orientou-se pelas seguintes questões: (1) Como Vigotski compreende a relação entre aprendizagem e desenvolvimento? (2) Nessa perspectiva, como se dá o processo de aquisição de conhecimentos realizado pelos alunos na apreensão do objeto de estudo? (3) Qual a importância do papel desempenhado pelo professor nesse contexto? Concluiu-se assinalando entre outras coisas que para Vigotski o papel desempenhado pelo professor é fundamental no processo de aquisição de conhecimentos pelos alunos, sobretudo a partir da identificação e atuação na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) dos seus alunos.

Biografia do Autor

Simone Ariomar de Souza, DOCENTE/IFG DOUTORANDA/PUCGO

doutoranda em educação na linha de pesquisa teorias da educação e processos pedagógicos na PUCGO, possui mestrado (2002) e graduação (1999), ambos em Matemática pela UFG. Possui vínculo efetivo em regime de DE no Instituto Federal de Goiás - INHUMAS .Tem experiência na área de Matemática e em educação técnica e tecnológica.

Downloads

Publicado

2013-10-04