RESSIGNIFICANDO A PESQUISA NO CONTEXTO ESCOLAR: DA TEORIA À PRÁTICA

Autores

  • Carla Vargas Bozzato Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS Porto Alegre, RS, Brasil
  • Maiara Rosa Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v12.n2.101-109

Resumo

O presente artigo trata-se de um recorte de pesquisas qualitativas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o objetivo de trazer subsídios para pensar a pesquisa na teoria e na prática do contexto escolar a fim de qualificar o ensino em Ciências no Ensino Médio. As investigações foram realizadas em duas escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul nos municípios de Osório e Pelotas, em que buscou-se propagar o ensino de atividades relacionadas ao conhecimento científico através de um grupo de pesquisa e durante as aulas de Ciências. Os resultados dialogaram com pressupostos de Morin (2000), Maturana (2001) e Demo (2015), possibilitando assim pensar em novas perspectivas de trabalhar a pesquisa no contexto escolar, superando a visão da transmissão de conteúdos e buscando interlocutores num movimento de ressignificar a pesquisa como estratégia metodológica.

Referências

ALVES, M. Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio: possibilidades para um fazer científico na escola. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 99, 2018. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/173575> Acesso em: 18 mar. 2018.

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 23. ed. São Paulo: Loyola, 2009.

BOZZATO, C.V. A qualificação do ensino de ciências através da pedagogia de projetos.Curitiba: Appris, 2014.

DEMO, P., 1941 – Educar pela pesquisa/Pedro Demo. – 10 ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2015. n.p. – Coleção educação contemporânea.

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRUDENTE DE MORAIS. Projeto Político Pedagógico. 2015. 25 p.

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSORA SILVIA MELLO. Projeto Político Pedagógico. 2015. 21p.

FREIRE, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)

GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências – Ijuí: Ed. Unijuí, 2003 – 288 p. – (Coleção educação em química).

MORAES, M.C. & VALENTE, J.A. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

PELLANDA, N.M.C. Maturana & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

Formação de Professores para o Ensino de Ciências