MÚSICA CONTEMPORâNEA: DA ERUDIÇÃO DO PENSAMENTO À MASSIFICAÇÃO DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v13.n1.41-48Resumo
Mais de cem anos passaram desde a estreia de Pierrot Lunaire, de Arnold Schoenberg, ou da Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, cerca de setenta nos separam da altura em que John Coltrane “libertou†o Jazz com free-style, e ainda se falam destas criações como sendo “contemporâneas†entendidas apenas por ‘especialistas’, mesmo no seio da classe profissional musical. Numa sociedade que vive numa espiral de informação acedida quase em tempo real, aproveitando as respostas ao conhecimento que se encontram à distância de um smartphone ligado à rede, propomos uma organização curricular que curta duração que enfoque: a arte como fator de afirmação humana; a participação concorrente de diferentes manifestações disciplinares na construção do objeto artÃstico; o envolvimento direto e/ou indireto da condição social em que a obra se cria; a sua interpretação individual e compreensão estética. Pretende-se acima de tudo desmistificar processos criativos e promover polÃticas educativas que promovam a inter e transdisciplinaridade do desenvolvimento educativo.Referências
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