TONER COMO MATERIAL EXPRESSIVO NAS ARTES VISUAIS CONTEMPORâNEA

Autores

  • Felipi Souza dos Santos Universidade de Brasília, UnB

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v8.n3.189-194

Resumo

O toner, uma tinta em pó usada nas impressoras a laser e fotocopiadoras para formatar textos e imagens em papel já possui um alto nível de sofisticação tecnológica. Suas propriedades e formas de manuseio já foram intensamente pesquisadas. Propôs-se então uma maneira artesanal de manuseio dessa tinta para uma finalidade mais expressiva, uma tinta sem necessidade de solvente, que possa ser usada nas Artes Plásticas primariamente na área da pintura. Entendendo que não se faz necessário desenvolver um novo material, mas sim usá-lo de outras maneiras, a pesquisa apresenta diversas manipulações e resultados obtidos a partir de experimentos diversificados de baixa sofisticação tecnológica para que artistas pudessem se expressar sem a necessidade de equipamentos, ferramentas e mão de obra especializada.

Referências

FILHO, Cícero F. F. C.; JÚNIOR, Luís Carlos B. C.; COSTA, Marly. Indústria de cartucho de toner sob a ótica da remanufatura: estudo de caso de um processo de melhoria. Prod. vol.16 no.1 São Paulo Jan./Abr. 2006. Disponível em: <http://migre.me/q4WvV> último acesso em Fevereiro 2015

HOFMANN- GATTI, Thérèse, CASTRO, Rosana; OLIVEIRA, Daniela. Materiais Em Arte: Manual de Manufatura e Prática. Brasília, 2007.

MAYER, Ralph. Manual do Artista. Ed. Martins Fontes. São Paulo. 1996.

PAN, Simon Shi Koo Pan. Negro de fumo. Informe setorial – Complexo químico. BNDES Edição no 9 Janeiro 1998 Disponível em: <http://migre.me/q4Wzw> último acesso em Maio 2015.

ONGARO, Leonardo. O que é o toner? Disponível em: <http://migre.me/q4WFy> último acesso em Maio de 2015.

Publicado

2015-12-20

Edição

Secção

Article