A Universidade e seu papel na formação de recursos humanos para atuar com pessoas com deficiencias na área do esporte adaptado
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v11.n1.176-185Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e descrever as diversas ações pedagógicas que são desenvolvidas no Curso de Educação FÃsica da UNESP/FCT – Presidente Prudente no que tange as questões relativas à formação do profissional de Educação FÃsica para trabalhar com a população deficiente na área do esporte adaptado, seja ele na fase de formação inicial bem como na fase de continuidade dos estudos e pesquisas nessa área. Para isso, apresentamos num quadro demonstrativo a composição das disciplinas, dos projetos e de ações pedagógicas voltadas à formação docente em Educação FÃsica. E, no desenvolvimento do texto apresentamos alguns estudos teóricos da área da Educação, Educação FÃsica e Educação FÃsica Adaptada, concordando com vários autores que enfatizam que a EFA está crescendo no paÃs e que ações formativas de Instituições Superiores fortalece o momento atual, em conjunto com a área da Educação. Como resultados, apresentamos na conclusão do texto os relatos dos que atuaram em alguns dos projetos durante o perÃodo de estudante e como os mesmos demonstraram isso no processo de formação acadêmica e na experiência adquirida a partir dessas ações pedagógicas.Referências
ADAMS, C. R. et al. Jogos, Esportes e ExercÃcios para o deficiente fÃsico. São Paulo: Editora Manole, 1985.
ARAÚJO, F. P. Desporto Adaptado no Brasil. São Paulo: Phorte Editora, 2011
ALMEIDA, M.I.: Formação do professor do Ensino Superior – desafios e politicas institucionais. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
BRANCATTI, P. R. O esporte adaptado na UNESP/Presidente Prudente: da iniciação à s conquistas sociais. Revista Adapta – SOBAMA. DisponÃvel em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/adapta/article/viewFile/3134/2644. Acesso em: 24 ago 2015.
BRANCATTI, P.R; PAROLA, B; CARRERA, F. Iniciação desportiva aos alunos com deficiências. DisponÃvel em http://www.unesp.br/prograd Conteúdo: v. 6. – Educação Inclusiva ISBN 978-85-7983-847-7 1. Educação – Projetos. 2. Educação inclusiva. I, 2016 (acesso em 08/05/2017)
BRANCATTI, P. R.; ROSA, C. C.; VALES, G. P. Educação fÃsica e esportes para alunos com deficiência visual. In: COLVARA, L. D.; OLIVEIRA, J. B. B. (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2013. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. v. 5, p. 40-52.
BRANCATTI, BOVI e FERRARI. Projeto Atividade Motora Adaptada, Proex – UNESP, 1999.
BRASIL. Parâmetros curriculares da Educação FÃsica, MEC, 1998.
CIDADE, R. E. A. & FREITAS, P. S. Introdução à educação fÃsica e ao desporto para pessoas portadoras de deficiência. Curitiba: ED. UFPR, 2002.
DICIONARIO AURÉLIO, Verbete usado: esporte. Consulta realizada em 2017.
GARCIA, C.M. Aprender con otros en la red: investigando las evidencias, 2002. DisponÃvel em>www.webformacion.net>. Acesso em: 26 jul. 2011.
FREIRE, J.B. Educação de corpo inteiro. Teoria e prática da educação fÃsica. Editora Scipione, 2002
GAIO, R. Para além do corpo deficiente – histórias de vida. JundiaÃ: Editora Fontoura, 2006.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª. Edição. São Paulo. Editora Atlas, 2012
MELLO, W. Esporte ParalÃmpico. São Paulo: Editora Atheneu, 2012.
RINALDI, R. P. Formação de professor e profissionalização: aspectos históricos e contextuais. In: TREVISAN, Zizi; DIAS; CARMEM LÚCIA (Orgs). Profissionalização: construção do conhecimento e da identidade docente. Curitiba. CRV, 2012, p. 33-48
RODRIGUES, D. Atividade motora adaptada – a alegria do corpo. São Paulo: Artes médicas, 2006.
SILVA, R. de F. et al. Educação FÃsica Adaptada no Brasil – da História à inclusão Educacional. São Paulo – Phorte editora, 2008.