O desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v18.n4.1574-1590

Palavras-chave:

pensamento computacional, interdisciplinaridade, atividades desplugadas, educação básica, habilidades para o século XXI

Resumo

O Pensamento Computacional (PC) compreende a habilidade de resolver problemas complexos usando princípios e métodos oriundos do universo da computação. Ele emerge como uma base sólida para o desenvolvimento de propostas metodológicas voltadas para a formação dos alunos da Educação Básica (EB), tanto em ambientes digitais quanto analógicos, envolvendo práticas desplugadas. Essas práticas visam cultivar habilidades fundamentais para o século XXI. Com o propósito de examinar a produção acadêmica referente ao desenvolvimento do PC na EB, especialmente pesquisas que apresentem propostas interdisciplinares para avaliar e/ou promover o PC dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental (EF), este estudo, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, apresenta uma investigação inspirada nos princípios da Revisão de Escopo – RE (Scoping Review), em busca de teses e dissertações publicadas nos últimos 5 anos, disponibilizadas nos bancos de dados Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (BTD Capes) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A busca foi realizada durante o mês de dezembro de 2023, utilizando a ferramenta virtual Parsif.al® para o gerenciamento e organização dos estudos. Dentre os resultados, destaca-se a necessidade de aprimorar as estratégias de ensino do PC, considerando a realidade das escolas e promovendo uma abordagem interdisciplinar que vá além do eixo Science, Technology, Engineering e Mathematics (STEM), preparando os alunos para um futuro complexo e desafiador.

Biografia do Autor

  • Rosilda de Menezes, Universidade Norte do Paraná

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unoversidade Pitágoras Unopar.

  • Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Universidade Norte do Paraná

    Doutora em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual: Maringá, PR; Docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar: Londrina, PR e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera: São Paulo, SP.

Referências

"Avila, C. M. O. (2020). PAPERT PC Framework - Um arcabouço para criação de atividades curriculares integradas com o Pensamento Computacional. (Tese de Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Benedito, R. C. S., & Lucena, S. (2022). O Padlet na Educação Online das Licenciaturas. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 17(3), 1838-1855. Https://Doi.Org/10.21723/Riaee.V17i3.16767.

Blikstein, P., Silva, R. B., Campos, F., & Macedo, L. (2021). Tecnologias para uma educação com equidade: Novo Horizonte para o Brasil. https://shre.ink/a46B.

Brasil (2018). Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Obtido em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

Brasil (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Obtido em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm.

Brasil (2023). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep. Obtido em https://download.inep.gov.br/areas_de_atuacao/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2022.pdf.

Bulcão, J. S. B. (2021). Formação Continuada em Pensamento Computacional para Professores do Ensino Fundamental: Computação Desplugada nas Práticas Educativas. (Dissertação de Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Carlos, C. M. (2021). Ensino do Pensamento Computacional por meio de uma Abordagem Transversal Apoiada por Padrões de Programação, Jogos Desconectados e Scratch. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil.

Cordeiro, L., & Soares, C. B. (2019). Revisão de escopo: potencialidades para a síntese de metodologias utilizadas em pesquisa primária qualitativa. BIS. Boletim do Instituto de Saúde, v. 20, n. 2, p. 37-43. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1021863.

Felkl, I. G., & Dickmann, I. (2022). Realidade virtual e formação de professores: contribuições, desafios e limites. ETD - Educação Temática Digital, 24(2), 296–315. https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8659798.

Gewandsznajder, F., & Alves–Mazzotti, A. J. (1998). O método nas Ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira.

Gil, A. C (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Gomes, C., & Rosa, L. (2022). Contribuições da gamificação para a formação continuada de professores: o escape book como estratégia metodológica. ETD - Educação Temática Digital, 24(1), 133-150. https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665891.

Greff, G. V. (2019). Pensamento Computacional na Educação Básica: Uma proposta interdisciplinar de mobilização para o processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. (Dissertação de Mestrado Profissional em Informática na Educação). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Porto Alegre, Brasil.

Hontvedt, M., Prøitz, T. S., & Silseth, K. (2023). Collaborative display of competence: A case study of process-oriented video-based assessment in schools. Teaching and Teacher Education, (121), 103948. https://doi.org/10.1016/j.tate.2022.103948.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2017). Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas.

Marques, S. G. (2019). Implicação dos pilares do Pensamento Computacional na resolução de problemas na escola. (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Brasil.

Maussumbayev, R., Toleubekova, R., Kaziyev, K., Baibaktina, A., & Bekbauova, A. (2022). Development of research capacity of a future social pedagogue in the face of digital technologies. Education and information technologies, 27(5), 6947-6966. https://doi.org/10.1007/s10639-022-10901-3.

Medeiros, N. A. A. (2020). Avaliação Diagnóstica em Pensamento Computacional: Um Modelo para os Alunos do Ensino Fundamental com base no Currículo de Referência do CIEB. (Dissertação de Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Menezes, R., & Figueiredo, H. R. S. (2023) A integração de tecnologias digitais na prática pedagógica: uma revisão de literatura. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, [S. l.], v. 12, n. 14, p. 85–103.https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/17698.

Michos, K., Cantieni, A., Schmid, R., Müller, L., & Petko, D. (2022). Examining the relationship between internship experiences, teaching enthusiasm, and teacher self-efficacy when using a mobile portfolio app. Teaching and Teacher Education, (109), 103570. https://doi.org/10.1016/j.tate.2021.103570.

Morin, E., & Moigne, J. (2007). Inteligência da Complexidade: Epistemologia e Pragmática. Lisboa: Instituto Piaget.p.233.

Nascimento, G. L. (2022). Formação EaD de Pensamento Computacional para Professores do Ensino Fundamental com Enfoque Prático e Interdisciplinar. (Dissertação de Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Navarro-Medina, E., Pérez-Rodríguez, N., & Alba-Fernández, N. (2022). Desarrollo de competencias sociales y tecnológicas de maestros en formación: visibilizando problemas sociales con Twitter. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 24, e29, 1-16. https://doi.org/10.24320/redie.2022.24.e29.4228.

Raabe, A., Santana, A. L. M., Ellery, N., & Gonçalves, F. (2017). Um instrumento para diagnóstico do pensamento computacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 6, No. 1, p. 1172). http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/wcbie/article/view/7506

Santos, C. G. (2019). Estratégias para implantação e avaliação de um método educacional desplugado com histórias em quadrinhos para o ensino e aprendizagem associados ao desenvolvimento do pensamento computacional com alunos do ensino fundamental. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Brasil.

Sassi, S. B. (2023). Explorando Potencialidades da Computação Desplugada na Rede Estadual de Educação de Mato Grosso. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brasil.

Souza, F. F. (2021). Ensinando Pensamento Computacional Utilizando Histórias em Quadrinhos para Alunos do Ensino Fundamental por meio de Práticas Mindfulness na Disciplina de Educação Física. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação). Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Brasil.

Valente, J.A. (2016). Integração do Pensamento Computacional no currículo da Educação Básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum. v. 14, n. 3. https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/29051.

Wikström, P., Duek, S., Nilsberth, M., & Olin-Scheller, C. (2022). Smartphones in the Swedish upper-secondary classroom: A policy enactment perspective. Learning, Media and Technology, 1-14. https://doi.org/10.1080/17439884.2022.2124268."

Downloads

Publicado

28-12-2025

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

de Menezes, R., & Regina Sampaio Figueiredo, H. (2025). O desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica: uma revisão de escopo. Cadernos De Educação, Tecnologia E Sociedade, 18(4), 1574-1590. https://doi.org/10.14571/brajets.v18.n4.1574-1590