CORPO, BIOTECNOLOGIAS E ANTIENVELHECIMENTO: UM ESTUDO COM MULHERES DA CIDADE DE ARACAJU/SE

Authors

  • Luana Alves dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Crislene Góis Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Theodoro Filho Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v8.n2.114-129

Abstract

O presente artigo tem como objetivo identificar e compreender de que forma as mulheres que estão na faixa etária entre 35-45 anos da cidade de Aracaju/SE se relacionam com o uso/manipulação da biotecnologia a fim de manter os padrões de beleza corporal no sentido de apagar do corpo as marcas do início da velhice. O texto é fruto de uma pesquisa quali-quantitativa abordada sob o viés de um estudo de campo. Como instrumento para coleta de dados foram utilizados 2 questionários: um aplicado junto a uma amostra de 400 mulheres com idade entre 35-45 anos; e outro junto a 50 homens, parceiros destas mulheres. A insatisfação com o aumento de peso foi apontado como maior preocupação com o corpo no processo de envelhecimento e o uso das tecnologias ligadas a sanar estes índices que apareceram de forma mais saliente nos dados coletados.

Author Biographies

Luana Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Membro do grupo de pesquisa: "corpo e governabilidade: cultura, política e sociedade".

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do programa de pós-graduação em Educação da UFS. Membro do grupo de pesquisa "Corpo e governabilidade: cultura, política e sociedade".

Crislene Góis Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Membro do grupo de pesquisa: "corpo e governabilidade: cultura, política e sociedade".

Theodoro Filho, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduando em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Membro do grupo de pesquisa: "corpo e governabilidade: cultura, política e sociedade".

Published

2015-09-28

Issue

Section

Article