EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: INTER-RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Raylson dos Santos Cutrim Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED)
  • Francisco Renato Lima Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v8.n2.148-165

Abstract

Utilizando-se dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e das propostas da tecnologia educacional como referencial teórico, o presente trabalho discorre sobre um dos principais problemas que atingem o ensino de História, que é a não utilização dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem em escolas da rede pública brasileira. Este estudo constitui-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada principalmente nas leituras de Carneiro (2012), Pocho (2012), Selbach (2010), Libâneo (1994/1996), entre outros; e pesquisa de campo, realizada em três escolas municipais da cidade de Viana (MA), por meio da observação da realidade e aplicação de questionários com professores e alunos da disciplina de História do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. A leitura das teorias aliada à análise dos dados colhidos com professores e alunos demonstra que ambos reconhecem a importância das tecnologias para a qualidade do ensino e aprendizagem, embora na prática, não vivenciem propostas de reformulação de ensino mais democrático e menos pautado no método tradicional, seja por falta de acesso, de formação do professor ou de articulação interdisciplinar dentro da escola, de modo a favorecer o uso pedagógico e criativo das novas tecnologias educacionais como ferramenta na prática de professores e alunos – sujeitos do ensino e da aprendizagem.

Author Biographies

Raylson dos Santos Cutrim, Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED)

Graduado em História pela Faculdade Cidade de Guanhães (FACIG). Atualmente é graduando em Matemática pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED).

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho (FSA/2012). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM). Especialista em Docência para o Ensino Superior (IESM). Com experiência profissional na rede privada e pública de ensino básico e superior. Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, com ênfase em temas como: Alfabetização, Letramento, Processos Cognitivos de Leitura e Escrita, Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa, Dificuldades de Aprendizagem, Formação Docente e Tecnologias educacionais, multiletramentos e questões relativas à EaD. Atualmente é Mestrando em Letras – Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Published

2015-09-28

Issue

Section

Article