Locomotomic:

Aplicativo de Anatomia Humana para o Ensino através da Realidade Virtual

Autores

  • Kauane Lysien Costa Ferreira UFMS
  • Andrea Teresa Riccio Barbosa UFMS

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v16.n4.951-969

Palavras-chave:

Realidade Virtual , Anatomia Humana, Laboratório Virtual, Aparelho Locomotor

Resumo

Esta pesquisa apresenta o trabalho de elaboração de um aplicativo de Realidade Virtual (RV) voltado à educação em anatomia humana chamado Locomotomic. De fato, entende-se que a necessidade de inovar no campo da educação é uma questão urgente. Nesse sentido, o desenvolvimento de tecnologias que proporcionem novos meios de aprendizado se torna cada vez mais relevante, especialmente em situações em que o ensino prático presencial se mostra inviável. A solução proposta consiste na criação de um laboratório virtual de anatomia humana de baixo custo, que permita simular a experiência de aulas práticas. Para alcançar esse objetivo, foram conduzidas pesquisas para identificar as características desejáveis em um laboratório virtual de anatomia na área da saúde. Além disso, utilizou-se uma abordagem descritiva para estabelecer o conteúdo adequado a ser abordado no laboratório virtual, focado no aparelho locomotor humano. A implementação do laboratório virtual foi realizada com base na linguagem de programação JavaScript e na plataforma Kodular. Os resultados demonstram que a implantação de um laboratório de RV para o ensino de anatomia pode gerar economias significativas em infraestrutura em universidades públicas. Além disso, o aplicativo desenvolvido contribuirá para democratizar o acesso à informação, tornando o trabalho prático mais acessível a um maior número de usuários. Adicionalmente, haverá benefícios na redução dos custos associados à aquisição de cadáveres para laboratórios práticos e à manutenção de instalações físicas em instituições públicas de ensino. No âmbito científico, essa pesquisa proporcionará um impacto positivo, democratizando o acesso ao conhecimento e facilitando o trabalho prático de estudantes da área da saúde. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de explorar as vantagens e potencialidades da RV no ensino, enriquecendo significativamente o processo de aprendizado prático. Dessa forma, o trabalho contribuirá para avanços no campo de Sistemas de Informação (SI) aplicados à educação, oferecendo uma alternativa eficiente e acessível para o ensino de anatomia humana.

Referências

Bacarea, V., Marușteri, M., & Brinzaniuc, K. (2019). Next generation 3D Virtual Human Anatomy Laboratory, using off-the-shelf hardware and software. Applied Medical Informatics, 41(Suppl. 1).

Barsuk, J., McGaghie, W., & Cohen, E. R. (2009). Use of simulation based mastery learning to improve the quality of central venous catheter placement in a medical Intensive Care Unit. J Hosp Medicine, 4, 397-403.

BlueStacks. (2021). O emulador Android nº 1 do mundo. Retrieved January 18, 2021, from http://www.bluestacks.com.

BodyParts3D. (2022). Peças anatômicas. Retrieved August 18, 2022, from http://lifesciencedb.jp/bp3d/?lng=en.

Bould, M. D., Crabtree, N. A., & Naik, V. N. (2009). Assessment of procedural skills in anaesthesia. Br J Anaesth, 103(4), 472-483.

Calvo, I., Zulueta, E., Gangoiti, U., López, J., Cartwright, H., & Valentine, K. (2008). Laboratorios remotos y virtuales en enseñanzas técnicas y científicas. Ikastorratza. e-Revista de didáctica, 3, 1-21.

Cárdenas, S. M., Sánchez, G., & Luengas, L. A. (2015). New pedagogical tools: virtual laboratory. VISIÓN ELECTRÓNICA.

Chapman, A., & Dane, M. (1985). Teaching and evaluating clinical reasoning through computer-based patient management simulations learning strategies, computer-based instruction. Brigham Young University.

Fairén , M., Farrés , M., Moyés, J., & Insa, E. (2017). Virtual Reality to teach anatomy. EUROGRAPHICS. https://doi.org/10.2312/eged.20171026.

Falah, J., Khan, S., Alfalah, T., Alfalah, S. F., Chan, W., Harrison, D. K., & Charissis, V. (2014). Virtual Reality medical training system for anatomy education. In Science and Information Conference (SAI), 752–758.

González, V. (1990). Teoría y práctica de los medios de enseñanza. La Habana: Pueblo y Educación.

Guerrero, C. D. Q., Ballén, E. L. S., & Sarmiento , W. J. (2008). Diseño de un prototipo de sistema de realidad virtual inmersivo simplificado. Ciencia e Ingeniería Neogranadina, 18(1), 35-50.

Jesus-Lopes, J. C. de, Maciel, W. R. E., & Casagranda, Y. G. (2022). Check-list dos elementos constituintes dos delineamentos das pesquisas científicas. Desafio Online, 10(1).

Lopez-Rodriguez, M. M., Fernández-Millan, A., Ruiz-Fernández, M. D., Dobarrio-Sanz, I., & Fernández-Medina, I. M. (2020). New Technologies to Improve Pain, Anxiety and Depression in Children and Adolescents with Cancer: A Systematic Review. International journal of environmental research and public health, 17(10), 3563. https://doi.org/10.3390/ijerph17103563

Kharki, K. E., Berrada, K., & Burgos, D. (2021). Design and Implementation of a Virtual Laboratory for Physics Subjects in Moroccan Universities. Sustainability, 13(37). https://doi.org/10.3390/su13073711.

Kodular. (2022). Understanding Kodular. Retrieved May 10, 2022, from https://docs.kodular.io/guides/.

Naves, R. (2013). Laboratório virtual de anatomia para medicina veterinária. Lavras: Universidade Federal de Lavras. Retrieved April 29, 2021, from http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/31288/1/MONOGRAFIA_Laboratorio_virtual_de_anatomia_para_medicina_veterinaria.pdf.

Pottle J. (2019). Virtual reality and the transformation of medical education. Future healthcare journal, 6(3), 181–185. https://doi.org/10.7861/fhj.2019-0036.

Pelargos, P. E. et al. (2017). Utilizing virtual and augmented reality for educational and clinical enhancements in neurosurgery. Journal of Clinical Neuroscience, 35, 1–4.

Richardson D. (2011). Is virtual reality a useful tool in the teaching of physiology? Advances in physiology education, 35(2), 117–119. https://doi.org/10.1152/advan.00002.2011.

Testut, L., & Latarjet, A. (2017). Trattato di anatomia umana. Toscana: Edra. ISBN: 978-8821445378.

Yu, M., & Yang, M. R. (2022). Effectiveness and Utility of Virtual Reality Infection Control Simulation for Children With COVID-19: Quasi-Experimental Study. JMIR serious games,10(2), e36707. https://doi.org/10.2196/36707.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Edição

Seção

Artigo