Encruzilhadas das artes: diálogo intercultural das práticas coreográficas e teatrais da diáspora ucraniana na segunda metade do século XX
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v17.nse3.267-277Palavras-chave:
Diáspora ucraniana, práticas coreográficas, práticas teatrais, diálogo intercultural, identidade nacional, patrimônio cultural, coreografia folclórica, arte teatral, interpretação do folclore, síntese das artesResumo
O artigo explora o papel das práticas coreográficas e teatrais na diáspora ucraniana durante a segunda metade do século XX como meio de preservar a identidade nacional e fomentar o diálogo intercultural. Através da lente da migração e da adaptação cultural, o estudo analisa como artistas ucranianos, espalhados pela América do Norte, Europa e Austrália, utilizaram a dança e o teatro como ferramentas tanto para a preservação cultural quanto para a inovação artística. A fusão de elementos folclóricos tradicionais ucranianos com as tradições artísticas dos países anfitriões tornou-se uma característica central desse processo criativo, resultando em performances que ressoavam com públicos diversos, ao mesmo tempo que mantinham uma forte conexão com a herança ucraniana. O artigo investiga as contribuições de figuras e grupos proeminentes, destacando seu impacto tanto na comunidade ucraniana quanto no cenário cultural mais amplo. Ao integrar a análise histórica com uma exploração das práticas contemporâneas, o estudo revela o potencial transformador das artes da diáspora para superar barreiras culturais, enriquecer as práticas artísticas globais e reforçar um sentido de identidade coletiva. Esta pesquisa contribui para uma compreensão mais profunda da dinâmica cultural dentro da diáspora ucraniana e de seu papel no diálogo global do intercâmbio artístico.Referências
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