TESSITURAS DE UM PROCESSO CRIATIVO: AUTOBIOGRAFIA NA CENA
DOI:
https://doi.org/10.14571/brajets.v8.n1.1-7Resumo
Este texto apresenta teceduras de um modo de fazer nas artes da cena utilizando-se do suporte autobiográfico no percurso criativo. Desse modo, elucidamos algumas dessas tessituras do processo legitimando-o enquanto produção de conhecimento através da práxis artÃstica, da experiência sensÃvel. Apresentamos o conceito de autobiografia em analogia ao fazer artÃstico e em sequência apresentamos a possibilidade de um laboratório de criação amalgamado em realidade/ficção. Palavras-chave: processo criativo; autobiografia; corpo.Referências
CANCLINI, N. G. Culturas hÃbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2011.
GHIRALDELLI JR., P. O corpo: filosofia e educação. São Paulo: Editora Ática, 2007.
HALL, S. A identidade na pós-modernidade. Trad. SILVA, T. T. & LOURO, G. L.: Rio de Janeiro: DP&A editora, 2006.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Natal; EDUFRN, 2010.
LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. 404p. il.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MIRANDA, W. M. Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago. 2ª Ed. São Paulo: EDUSP, 2009.
MULLER, R. Ritual, Schechner e Performance. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 67-85, jul./dez., 2005.
NAVARRO, G. M. Corpo ficcional: da dança brasileira ao teatro contemporâneo. 136 p. Tese (Doutorado em Artes). Instituto de Artes/Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
SALLES, C. A. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.
________, C. A. CrÃtica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artÃstica. 3ª ed. São Paulo: EDUC, 2008.